SAÚDE

Pimentel entrega dossiê e pede apoio de vereadores para melhorar saúde de Cacoal

04 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário Williames Pimentel em reunião com os vereadores

Após o estado assumir temporariamente o serviço de urgência e emergência do Pronto-Socorro de Cacoal, o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, reuniu-se com os vereadores na segunda-feira, quando entregou um dossiê completo sobre a crise na saúde do município e ainda explicou detalhadamente quais são os principais problemas que terão que ser superados para reorganizar o setor, tanto na atenção básica, que é de responsabilidade das prefeituras, quanto de média e alta complexidade, de competência do estado. Ambas estão interligadas, pois se a atenção básica não for feita, irá sobrecarregar o Pronto-Socorro.

O secretário pediu para que os vereadores fiscalizem o funcionamento dos postos de saúde, que com base em acordo judicial deve funcionar o dia todo, com escala médica para atender à população. “Vim aqui politicamente pedir o apoio dos senhores. Não há cumprimento de uma missão dessa sem o esforço de todos”, disse Williames Pimentel, citando que o governo do estado fez um planejamento que segue um cronograma de 180 dias, com metas mensais a ser cumpridas; e todo mês os vereadores vão receber uma cópia desse planejamento para acompanhar a evolução do atendimento no Pronto- Socorro de Cacoal.

Pimentel também explicou que os funcionários do município, lotados na unidade, serão cedidos para o estado para cumprir escalas de forma presencial. “Até então os servidores ficavam de sobreaviso em casa. Não se faz atendimento de urgência e emergência desse jeito” ressaltou.

Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Emílio Júnior Mancuso de Almeida, o “Paty Paulista”, agradeceu a presença do secretário Pimentel e disse que o governo do estado pode contar com o apoio de todos os vereadores de Cacoal. “A sociedade clama pela melhoria da saúde, e nós, parlamentares, estamos aqui para contribuir, fiscalizando, que é nosso papel”, afirmou.

Também manifestaram apoio ao governo estadual, os vereadores César Condaque, Bruno Trevisani, Rafael Evangelista, Valdenor Leite, Adailton Curi e Mário Jabá. Quatro vereadores justificaram a ausência e, por meio do presidente, se comprometeram em contribuir com a melhoria da saúde pública no município.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Admilson Knightz