Governo de Rondônia
24/04/2024

CRIAÇÃO DE PEIXE

Piscicultores são capacitados durante o Dia de Campo realizado em Theobroma

10 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O tambaqui foi o destaque no Dia de Campo

Piscicultores de vários municípios de Rondônia e instituições ligadas à produção agrícola participaram da 6ª edição do Dia de Campo, realizada na fazenda Agrofish Nova Aurora, zona rural de Theobroma.

O presidente da Associação de Criadores de Peixes de Ariquemes e Região, Paco Farina, disse que o objetivo do evento é de levar mais conhecimentos aos piscicultores, que contou com uma vasta programação, como palestras sobre a evolução econômica da piscicultura, os parasitoses em peixe criados em cativeiros, o papel fundamental da tecnologia para melhorara produtividade e engorda do tambaqui.

O secretário adjunto da Secretaria de Agricultura de Rondônia, Bruno Scheid, participou do dia de Campo. “Esse tipo de atividade é muito importante para o setor produtivo. É uma receita de sucesso que faz com que a piscicultura cresça, com o apoio do Governo do Estado para colocar o tambaqui no cenário nacional”.

Rondônia é o maior produtor de peixes em cativeiro do país, com aproximadamente 90 mil toneladas ao ano, desse total 97% é de tambaqui. “Temos que investir, valorizar e apoiar nossos piscicultores, daqui saem peixes para vários estados do sul, sudeste, centro oeste e até para o amazonas. Isso o peixe in natura, quando processado vai para todo o Brasil”, concluiu Bruno Scheid.

Cerca de 600 pessoas participaram do Dia de Campo, entre eles o secretário Estadual de Meio Ambiente, Elias Rezende, que também destacou a importância desse setor que gera emprego, renda e leva Rondônia ao ranking nacional da piscicultura.

O Governo do Estado apoia o setor na construção de tanques escavados, possibilitando uma atividade lucrativa para o produtor rural do estado.

Leia mais:

Programas Mais Calcário e Pró-Leite fortalecem o setor produtivo em Rondônia

Mais de 300 amostras de café serão analisadas na 4ª edição do Concafé em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Daiane Mendonça e arquivo Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo