25/04/2024

Planejamento integra órgãos estaduais no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável

26 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes das pastas estaduais de Rondônia estiveram reunidos na manhã de ontem (25), no auditório da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), para consolidar o grupo que vai acompanhar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES). O documento é fruto do acordo de cooperação entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional (MI), assinado mês passado, pelo governador, Confúcio Moura, e o ministro Francisco José Teixeira.

Imagem 01_1024x570 Entre os objetivos do Plano está construir um diagnóstico situacional do Estado, apontando alternativas para reduzir as desigualdades e maximizar as oportunidades de desenvolvimento. O encontro foi realizado pela equipe de coordenação do Plano, instalada na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e contou também com a presença do secretário George Braga e do secretário de Estado da Educação (Seduc), Emerson Castro.

De acordo com George, o projeto está em fase de licitação para escolha da empresa de consultoria que, junto com o grupo de acompanhamento do Estado, irá realizar estudos e levantamento de dados para a produção do documento. A empresa será contratada pelo ministério até o próximo dia 10. Ele destacou ainda a importância do grupo ser forte e unido neste processo para que o resultado do trabalho tenha qualidade.

Imagem 02_1024x528 “A riqueza de Rondônia está na floresta, nos rios, no extrativismo, no agronegócio e nos eixos de desenvolvimento, que representam a vocação do nosso Estado por meio da produção do peixe, soja, estanho, carne e leite. Nós precisamos dar força a essas riquezas. Para compilar os dados referentes a este cenário é preciso de técnica. Por isso, este projeto é maravilhoso e pode servir de referência para outras regiões do Brasil”, destacou o secretário.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento e Políticas Públicas (CDPP) da Sepog, Bianca Rodrigues, o Plano consiste no levantamento e análise dos planos e políticas já elaboradas pelo Estado e servirá para projetá-lo para os próximos anos. ”É preciso ter integração e mobilização para que possamos também envolver a sociedade”, explicou a coordenadora.

A gerente da GDPP da Sepog, Conceição Rúbia, caracterizou a elaboração do plano como mais um desafio. “Vamos trabalhar juntos neste processo. Cada secretaria tem seus projetos voltados ao desenvolvimento e o plano vem fazer a junção e mostrar a força que o Estado tem”, ressaltou Rúbia.

Lançamento

No próximo dia 18 será feito o lançamento oficial do PDES, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), com a presença do governador Confúcio Moura, secretários estaduais, gestores municipais, instituições privadas e de ensino superior, além de representantes da sociedade civil organizada. Na oportunidade também será realizado o lançamento da edição 2014 do Prêmio Celso Furtado, que neste ano homenageia o professor Armando Dias Mendes.

A constituição do grupo de trabalho envolve as secretarias estaduais de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), da Educação (Seduc), Assistência Social (Seas), Assuntos Estratégicos (Seae), Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), de Justiça (Sejus), Saúde (Sesau), Finanças (Sefin), Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Casa Civil.