Governo de Rondônia
25/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Planejamento para desenvolver Rondônia a longo prazo entra em fase final

13 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário George Braga

Secretário George Braga destacou importância do planejamento

O trabalho de validação da peça final do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento elaborado pelo Governo de Rondônia para definir eixos e diretrizes de desenvolvimento do estado para os próximos 15 anos, em diversas áreas, foi iniciado pelo grupo de acompanhamento de elaboração do Plano, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). O produto concluído será chancelado e encaminhado ao Ministério de Integração Nacional (MI) ainda neste mês.

Em reunião, realizada na última semana, secretários de estado e técnicos foram orientados pelo titular da Sepog, George Braga, e coordenadores do Plano, sobre como deve ser realizada a validação das informações contidas no documento e o prazo definitivo para o término da revisão. Além de falar da importância de um Planejamento bem fundamentado, ao citar exemplos de países, como Alemanha e Japão, o secretário destacou os ganhos que Rondônia vai ter nos próximos 15 anos com a finalização dos estudos que resultarão no PDES.

“A falta de um planejamento que realmente direcionasse o progresso do estado foi uma das dificuldades que eu tive quando cheguei à pasta. O planejamento não é pessoal e, sim, de estado, por isso este Plano é para quem quer que chegue ao governo, sejam secretários, técnicos, governador. É preciso ter um norte para saber onde e em que o poder público deve investir e não desperdiçar tempo e dinheiro”, disse George.

Durante a reunião de trabalho, o secretário enfatizou que todas as secretarias envolvidas devem fazer a leitura final do documento, pois é ele que vai fundamentar as ações do governo nos próximos anos. “A preocupação do governador Confúcio Moura não é apenas o presente e, sim, o futuro do estado”, afirmou.

PDES

O PDES/RO é o primeiro do Brasil e é fruto do acordo de cooperação técnica entre o governo de Rondônia e Ministério da Integração Nacional (MI). Ele servirá de modelo para outras unidades da federação interessadas em direcionar estrategicamente seus recursos.

A coordenadora do Plano em Rondônia, Zilene Rabelo, lembrou que os estudos para elaboração do documento iniciou há quase dois anos e já passou por diversas etapas. Entre elas, a realização de oficinas com instituições públicas, privadas, financeira, de ensino e representantes da sociedade civil, no interior e Capital de Rondônia. Para ela, o processo foi fundamental para subsidiar a empresa de consultoria contrata pelo governo Federal, responsável pela elaboração da íntegra do Plano.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo