Governo de Rondônia
Segunda, 17 de maio de 2021

ESTRATÉGIA

Plano define investimentos em segurança para 15 anos

15 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

sesdec-plano-01

Nosso modelo servirá para outros estados

Os rumos dos futuros investimentos a serem feitos na área da segurança pública serão apontados pelo Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES), que é o resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo de Rondônia. O projeto definirá o desenvolvimento regional para os próximos 15 anos.

A Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) é representada no grupo de estudos do PDES pelo gerente de planejamento André Roberto e pelo chefe de Núcleo de Projetos Anchiles Lima. “Os estudos que fundamentarão o PDES traçarão estratégias econômico-sociais e ambientais para tornar o Estado mais justo, rico e mais seguro com base em suas vocações e potencialidades regionais”.

Em fase de elaboração, o plano servirá de modelo para os demais estados brasileiros e já foi objeto de debate com a sociedade nos municípios de Ji-Paraná e Ariquemes. Este formato beneficia o governo estadual, porque direciona estrategicamente os recursos disponíveis.

Debate

Em dezembro de 2014, o grupo de estudos se reuniu no município de Ariquemes para analisar a segunda parte do Plano, que foi entregue pela empresa de consultoria contratada para este fim pelo Ministério da Integração.

Para a elaboração, fiscalização e acompanhamento do programa, foi criado o Grupo de Acompanhamento, que é composto por representantes de várias secretarias estaduais, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Representante da Sesdec no grupo de estudos, Anchiles Lima considera que a diminuição da violência é um trabalho longo e intenso. “O PDES contribuirá para a definição de políticas públicas que levarão ao desenvolvimento regional e, consequentemente, à redução da criminalidade”, ele prevê.

Lima acredita que o PDES permitirá às futuras gerações um lugar melhor para se viver. “Com ele vamos construir um Estado economicamente viável, socialmente justo e que nos dê orgulho”, justifica.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Sesdec
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe