Governo de Rondônia
26/04/2024

Cuidados

PM alerta população e comerciantes para o aumento da criminalidade no final de ano

09 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Neste final de ano haverá um esforço maior da PM em direcionar o policiamento para a área comercial de Cacoal

Neste final de ano haverá um esforço maior da PM em direcionar o policiamento para a área comercial de Cacoal

No mês de dezembro, de acordo com dados da Polícia Militar, o número de ocorrências de roubo e furto aumenta em Cacoal.  Este aumento, segundo o Tenente Railinson Baumann, se deve em especial ao período natalino e promoções nos estabelecimentos comerciais, o que gera um aumento no fluxo de pessoas e de dinheiro no mercado, com o pagamento do 13º salário e o aumento populacional em Cacoal em razão das férias. Além disso, neste mês, ocorre a saída temporária de detentos, geralmente pelo período de sete dias.

Devido a esses e outros fatores, as ocorrências de crime contra o patrimônio, como furto, roubo e estelionato, aumentam e a Polícia Militar de Cacoal faz um alerta para que a população e comerciantes tenham mais atenção.

“Todos devem estar sempre atentos. Ao andar nas ruas, é preciso evitar distrações. Se for fazer caminhada, por exemplo, que seja de preferência acompanhados e em lugares com maior fluxo de pessoas. Além disso, é aconselhável evitar caminhar com objetos de valores”, orienta o Tenente Baumann. Segundo o oficial da PM, as mulheres são as vítimas mais visadas. “Caso a pessoa notar alguém suspeito, o correto é entrar em algum comércio e se manter lá, até se sentir em segurança”.

Ocorrências, por bairros, registradas pela PM de Cacoal em dezembro de 2013

Ocorrências, por bairros, registradas pela PM de Cacoal em dezembro de 2013

Em relação aos estabelecimentos comerciais, a Polícia Militar de Cacoal aconselha aos proprietários a instalação de câmeras de monitoramento, a contratação de vigias e seguranças, a contratação de uma empresa para a escolta de valores e nas lojas onde for possível é aconselhável manter as portas fechadas. “É importante que os empresários e comerciantes coloquem sinalização na loja, enfatizando o monitoramento por câmeras e proibindo o uso de capacete no interior dos estabelecimentos”, alerta o tenente Baumann.

Por último, a Polícia Militar de Cacoal enfatiza que neste final de ano haverá um esforço maior da PM em direcionar o policiamento para a área comercial de Cacoal, para inibir ocorrências de furtos e roubos.

“Os esforços serão grandes, mas caso a pessoa ou comércio seja vítima de alguma ocorrência, seja roubo ou furto, o correto é manter a calma, não reagir e assim que possível pedir ajuda e ligar para o telefone 190, da Polícia Militar”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo