Governo de Rondônia
20/04/2024

Saúde

POC fecha ano com recorde de 130 mil atendimentos

30 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Número de atendimento da nova POC cresceram mais de 35%

Número de atendimento da nova POC cresceram mais de 35%

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) – referência em média e alta complexidade em Rondônia – deve fechar 2014 com aproximadamente 130 mil atendimentos, entre consultas e exames realizados para pacientes de todo o Estado. O balanço está computando os meses de março a novembro deste ano.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 30, pelo setor de estatísticas da Gerência Estadual de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). O número é um recorde, considerando índices anteriores à implantação do sistema de regulação online, que interliga todas as cidades de Rondônia, através de moderno sistema de tecnologia da informação.

Os números positivos confirmam a pesquisa publicada em julho deste ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que indicavam Rondônia em segundo lugar em oferta de leitos, através do Sistema Único de Saúde (SUS), com índice de 1,83 – para cada 800 habitantes -, empatado com o Rio Grande do Sul e atrás apenas do Piauí.

De acordo com o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, o Estado investiu pesado para aprimorar o sistema de regulação da POC. O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), entregou quase 400 equipamentos de informática como computadores, no-break, impressoras laser, data show, DVD, entre outros, para a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa).

No total, quase R$ 1 milhão de reais foram investidos pelo governo. A meta é dotar de infraestrutura as Unidades Básicas de Saúde (UBS) –  antigos postos de Saúde, da Capital, para acelerar e dinamizar o setor de regulação de consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhado para a Policlínica Oswaldo Cruz (POC).

O mesmo processo foi feito para atender cidades do interior. Com recursos próprios e emendas ao orçamento, o Estado destinou equipamentos de informática de última geração para dinamizar a regulação em municípios que tinham dificuldades para operar o moderno sistema implantado pelo governo na policlínica.

O QUE A POC
Com área construída superior a sete mil metros quadrados, a Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é hoje a maior estrutura de atendimento ambulatorial do Estado. No total, a unidade é composta de quatro pavimentos além do térreo, equipados com que há de mais moderno no mercado em termos de tecnologia de informação.

Williames Pimentel, secretário estadual de Saúde

Williames Pimentel, secretário estadual de Saúde

São 40 consultórios, recepção para acomodar confortavelmente 180 pessoas, 34 especialidades médicas, 110 médicos e 40 profissionais multidisciplinares, como: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros, o que aumentaram em 35% a capacidade de consultas, exames e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com maior agilidade e conforto.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo