COMBATE AO CRIME

Polícia apreende mais de 850 quilos de entorpecentes no primeiro semestre de 2017

21 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Droga apreendida é incinerada

Cerca 850 quilos de entorpecentes foram apreendidos em Rondônia neste primeiro semestre de 2017. As informações constam no relatório divulgado pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

As ações sistemáticas de combate às drogas levaram a prisão de 663 traficantes e de 790 pessoas por posse e uso de entorpecente, segundo relatório da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

“O fruto desse grande número de apreensões e prisões decorre de investimentos da Sesdec em inteligência das polícias, com instalações de Núcleos de inteligências nas delegacias da capital e na grande maioria dos municípios do interior do estado, o que tem sido fundamental no recorde de apreensão”, disse o gerente de Estratégia de Inteligência(GEI) da Sesdec Lindomar Beserra.

“Temos uma longa faixa fronteiriça em Rondônia sem estrutura de Segurança Pública por parte do Governo Federal, mas as polícias Civil, Militar em parceria com os demais órgãos responsáveis pela segurança estão atentas e têm conseguido interceptar grandes carregamentos de drogas e armas, cujo destino são o mercado interno do Estado, os grandes centros urbanos do Brasil e até mesmo o exterior”, avaliou.

Grandes apreensões

Em janeiro, no quilômetro 16 da BR-364, em Vilhena (RO), foram apreendidos 180 quilos de cocaína fracionada em tabletes. A droga estava escondida em dois fundos falsos do veículo.

No mês de fevereiro a polícia prendeu quatro homens no município de Itapuã do Oeste. Com os suspeitos foram apreendidos mais de 117 quilos de maconha, divididos em 245 tabletes.

Recentemente no Ramal dos Mourrinhos, em uma linha que serve de desvio da BR-364, no sentido Guajará-Mirim, a Polícia Civil aprendeu um homem com 142 quilos de cocaína. Segundo o Delegado da Polícia Civil, Marcelo Cozac, estima-se que essas três apreensões citadas anteriormente poderia render mais de dois milhões ao narcotráfico.

“Temos trabalhado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e as Unidades da Polícia Civil   do interior no trajeto dos traficantes.  O esforço desses policiais  reflete nos números, que despontaram nesse semestre com grandes apreensões. Estamos no caminho certo”, completou o delegado.

A Polícia Civil do Estado de Rondônia disponibiliza o número 197 para quem deseja realizar denúncias. Vale ressaltar pode ser realizada de forma anônima.

Texto: Márcia Martins
Fotos: Márcia Martins