Governo de Rondônia
24/04/2024

FROTA REFORÇADA

Polícia Científica prioriza crimes contra o meio ambiente após receber novos veículos

23 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Uma das finalidades da Polícia Técnico-Científica (Politec) após receber 11 novos veículos da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), entre outras ações no âmbito científico de investigação, é o combate ao crime contra o meio ambiente.

Novos veículos que serão entregues pela Sesdec atenderão também à zona rural

A frota estará à disposição do órgão a partir desta segunda-feira (26). São oito pick-ups. Sete delas para as Coordenadorias Regionais das cidades do interior e uma vai reforçar a frota de Porto Velho. Outros três veículos são as chamadas mini S.U. V Cross para demandas a ser atendidas principalmente na área rural.

Segundo o superintendente da Politec, Sandro Micheleti, as oito pick-ups são locadas e substituem outros veículos, já sem condições de uso, de acordo com cláusulas contratuais com a empresa proprietária da frota à disposição do governo.

“Recebemos também três veículos Cross da Cintroen resultante de convênio com a Senasp [Secretaria Nacional de Segurança], destinados, exclusivamente, para perícia em locais de crimes, totalmente equipados, da mesma forma que os veículos locados, incluindo o Cooler para condicionamento de vestígios que necessitam ser refrigerados. Essas viaturas complementam as demais à disposição da Politec para o Instituto DNA Criminal, o Instituto Laboratorial Criminal, além do manejo de viaturas que permitem contemplar algumas cidades do interior”, ressaltou Micheleti.

ESPAÇO ALTERNATIVO

A Politec foi a primeira, das quatro forças que integram a Sesdec, a promover exposição no contêiner da secretaria instalado no Espaço Alternativo, no último dia 16.  Divide espaço com o sistema de videomonitoramento – importante ação da segurança em Rondônia a partir deste ano.

Nesta sexta-feira (23), inicia a semana do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, que estará expondo no Espaço Alternativo. As demais forças, Polícias, Militar e Civil, serão as próximos a expor no mesmo espaço. Assim como a Politec, cada uma terá uma semana para divulgar os trabalhos até fechar o ciclo de 30 dias, conforme relata o secretário de Segurança, Lioberto Caetano.

“Estamos dando continuidade ao trabalho realizado no Porto Velho Shopping na semana passada, sucesso total”, disse o diretor da Politec.

Como lá foi apenas um dia para cada instituição, a Sesdec entendeu que a exposição no Espaço Alternativo, coincidindo com o lançamento do sistema de videomonitoramento, seria importante. Durante uma semana de exposição, a Politec deve divulgar os trabalhos dos três institutos que integram a superintendência: Instituto de DNA Criminal, responsável pela realização de exames de DNA (identificação por meio de material genético) na área criminal, utilizado como prova de crime; o Instituto de criminalística, responsável por exames periciais; e Instituto Laboratorial Criminal que identifica substâncias tóxicas naturais,  ou sintéticas, também para produção de prova do crime.

Leia Mais:

Segurança nas unidades prisionais de Porto Velho será reforçada com equipamento de revista mais eficiente

Atividades de recursos hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental recebem reforço com novos veículos

Secretaria de Estado de Finanças renova frota de veículos para fiscalização em Ji-Paraná e região

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo