COMBATE AO CRIME

Polícia Civil reforça segurança e desencadeia Operação Reverso II para prender foragidos da Justiça

23 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Polícia Civil desencadeia Operação Reverso II em todo estado de Rondônia para cumprimento de mandados de prisões

Foragidos que respondem à Justiça por crimes de roubo, tráfico de drogas, homicídio, receptação, furto, estupro de vulnerável e violência doméstica entraram na mira de prisões da Polícia Civil de Rondônia que, nesta quarta-feira (23), desencadeou a operação denominada Reverso II. Somente em Rondônia foram mobilizados 105 policiais, sendo que 38 equipes estão em diligências em todo o Estado.

Conforme detalhado pelo diretor interino do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Hélio Teixeira, toda a ação aconteceu de forma integrada nos estados da região Norte. A medida é resultado de uma integração entre as Polícias Civis da região, após uma reunião ocorrida entre diretores gerais e os delegados do Norte do país. A operação tem como propósito garantir o cumprimento dos mandados de prisões.

Logo nas primeiras horas da Operação Reverso II, somente em Porto Velho, foram cumpridos 13 mandados de prisões, com predominância a crimes como: tráfico, violência doméstica, Lei Seca, receptação e roubo. No interior do Estado as investigações estão sendo mantidas e, até o momento, constam cerca de 28 foragidos.

O nome da Operação “Reverso” é referência às medidas desencadeadas pela Polícia Civil e voltadas para que ocorram as prisões de acusados com mandados judiciais pendentes. Os mandados que estão sendo cumpridos são decisões do Judiciário para restrição de liberdade para quem já foi condenado por algum crime.

Segundo enfatizado pelo diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Jeremias Mendes, a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) indica que mais de 70 mandados de prisões estejam em aberto, somente no interior do Estado de Rondônia. O delegado afirmou que as diligências continuam para que sejam cumpridas todas as ações deflagradas pela Polícia Civil.

Texto: Secom
Fotos: Daiane Mendonça