Governo de Rondônia
18/04/2024

ANIVERSÁRIO

Polícia Militar comemora 44 anos com lançamento do Museu, Memorial e Revista Sentinelas Avançadas

25 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O comandante desde que assumiu adotou como lema a Lealdade, Disciplina e Constância.

O lançamento da Revista Sentinelas Avançadas, bem como a apresentação do Museu Virtual e do Memorial serão algumas das atividades que farão parte das comemorações do aniversário de 44 anos da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Para comemorar mais um ano de criação, a Corporação realiza nesta terça-feira, 26, a formatura militar com início marcado para as 9 horas, no Comando Geral. Durante o evento, também será realizada a entrega de homenagens a oficiais do último posto que passaram para a reserva remunerada, outorga da Medalha do Mérito do Forte do Príncipe da Beira, desfile militar e motorizado.

Ao longo dos anos, a Polícia Militar tem garantido evolução, principalmente na questão tecnológica, fazendo com que refletisse positivamente e colocando a Corporação entre as melhores do país. Conforme definido pelo comandante-geral, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, os militares que atuam em Rondônia podem comemorar várias conquistas ao longo da trajetória da PM no Estado.

São vários os avanços conquistados pela Polícia Militar, como a utilização de sistema mobile (tablets) pelas equipes, para o registro de ocorrências. Com a tecnologia, o registro de ocorrências do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) é resolvido no próprio local do registro, com envio das informações para as audiências no Tribunal de Justiça.

A formatura contará com a presença do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, além do secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Luciano Batista de Lima; bem como outras autoridades militares e civis.

HISTÓRICO

Com áreas desmembradas dos Estados do Amazonas e Mato Grosso, foi criado em 13 de Setembro de 1943, o Território Federal do Guaporé (atual Rondônia). O Governador Aluízio Ferreira, necessitando de uma Organização para a manutenção da ordem e mão de obra na execução de trabalhos públicos, do então Território, cria em 11 de fevereiro de 1944 a Guarda Territorial, corporação de caráter civil, embrião da Polícia Militar de Rondônia.

Com a extinção da Guarda Territorial, é criada em 26 de novembro de 1975 a Polícia Militar de Rondônia. Hoje, a Polícia Militar de Rondônia tem Unidades em todos os 52 municípios do Estado e está presente em cerca de 92 localidades das mais longínquas.

O atual comandante-geral da Polícia Militar é o coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa e o subcomandante-geral o coronel PM Rildo José Flores. O comandante desde que assumiu o posto adotou como lema a Lealdade, Disciplina e Constância.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Cabo PM Raicina Luz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo