Governo de Rondônia
28/03/2024

OFICIALATO

Polícia Militar de Rondônia inicia Curso de Habilitação de Oficiais com participação de 41 policiais de RO e AC

19 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Policias militares iniciaram o CHOA desenvolvido pela Polícia Militar

Quarenta e um policias militares graduados deram início ao Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (CHOA-2019) que está sendo desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Rondônia. A aula inaugural foi realizada na manhã de quarta-feira, 19, no Teatro Guaporé, com a presença do comandante geral da PM, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, que destacou o curso como parte do planejamento institucional que visa contemplar os militares que ingressaram na corporação no quadro de praças e hoje começam uma nova fase dentro da corporação.

O curso irá formar 41 oficiais de administração, sendo que desta turma, 9 alunos são oriundos da Polícia Militar do vizinho estado do Acre. Durante seis meses de CHOA, serão ministradas 29 disciplinas, teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 950 horas aulas de atividades de ensino. A previsão é que o curso seja estendido até o início do mês de setembro deste ano.

Segundo definido pela Coordenadoria de Ensino da PM, o CHOA recebeu o nome do major Emmanuel Silvestre Amarante, militar do Exército Brasileiro, engenheiro, geografo, cartografo, explorador e sertanista e que ingressou como tenente da Comissão Rondon, participando das expedições de construção da linha telegráfica.

De acordo com o comandante-geral, o curso será oportuno para a realização de uma capacitação continuada aos militares que irão fazer o CHOA e, também, contemplar os praças com promoção a segundo-tenente, primeiro posto do oficialato.

O CHOA é uma oportunidade dada aos militares que chegaram à PM na função de soldado e, com o tempo, preencheram os requisitos e foram galgando promoções dentro dos seus respectivos cursos e, agora, estão próximo de ascenderem ao oficialato.

“É uma grande honra uma grande satisfação em participar deste momento singular na Polícia Militar, ou seja, uma aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração uma longa história para cada policial que inicia está nova fase da carreira.  Enfrentamos muitas dificuldades, mas, tudo aquilo que se apresenta inicialmente como dificuldade quando encaramos com seriedade e respeito os resultados são os melhores possíveis. O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, tem direcionado a atenção para que a Polícia Militar busque cada vez mais resultados positivos e favoráveis para nossa população, disse o coronel PM Ronaldo, salientando, ainda, a grande importância do CHOA e a participação de militares do Acre.

Os policiais com formação no CHOA vão realizar um trabalho de suma importância dentro da corporação que consiste em dar todo o suporte a uma série de procedimentos que precisam ser realizados internamente e este trabalho tem que ser administrado por um profissional capacitado.

Também estiveram presentes à aula inaugural o subcomandante da PM, coronel PM Rildo José Flores; do chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida; do corregedor geral, coronel PM José Carlos; do coordenador Regional de Policiamento (CPR-I), coronel PM Drayton Florêncio; do chefe de Ensino da PM, tenente coronel PM, Rone Herton Dantas de Freitas; do deputado estadual Jhony Paixão.

Leia mais:

Governador Marcos Rocha recebe homenagem pelo investimento do Estado na capacitação dos profissionais da segurança pública

Termo Circunstanciado gera economia de quase R$ 5 milhões e referencia nacionalmente a Segurança Pública de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: SD PM Edixon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo