Governo de Rondônia
26/04/2024

ATENÇÃO PLENA

Policia Militar de Rondônia inova com inclusão de técnicas Mindfulness para fortalecimento da saúde mental

13 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Policiais do 4ºBPM praticaram técnicas da “Atenção Plena”  que ajudam no combate ao estresse

Ter foco no presente, sem interferências de expectativas futuras ou traumas do passado! Este é um dos principais objetivos do Mindfulness, uma técnica que está sendo apresentada aos policiais militares rondonienses e que faz com que o praticante consiga ignorar as distrações, pensamentos e sentimentos externos para intencionalmente sentir, ouvir e viver plenamente a ação presente.

Nesta semana, a capitã psicóloga Cláudia Cabral da Costa esteve no 4º Batalhão de Polícia Militar, em Cacoal, ministrando a oficina de Mindfulness. Durante toda a manhã de quinta-feira (12), policiais militares do 4ºBPM puderam conhecer melhor e praticar a técnica da “Atenção Plena”, que são basicamente atividades que conectam ação e pensamento.

“Considerando que o policial militar é um dos profissionais mais estressados, e que a principal fonte de estresse são os relacionamentos interpessoais, a meditação da atenção plena é uma ferramenta para auxiliar o policial militar a gerenciar o estresse, prevenir adoecimento mental, bem como aumentar a qualidade de vida”, explica a capitã sobre o Mindfulness.

A capitã psicóloga Márcia Francisca da Costa Nascimento também participou da oficina em Cacoal e destacou a importância da técnica dentro do âmbito militar.

 

“O Mindfulness tem sido um excelente instrumento, com comprovação científica, para manejo do estresse, ansiedade, depressão, insônia, dores crônicas, entre outros benefícios. E é uma técnica que pode ser utilizada pelo policial militar para melhora significativa na sua saúde mental”, considera a capitã.

 

Capitã PM psicóloga, Cláudia Cabral da Costa ,tem ministrado diversas oficinas de Mindfulness promovendo a saúde mental da tropa

Durante a carreira, é frequente que policiais militares estejam expostos a inúmeros fatores de estresse e vários estudos mostram os efeitos positivos da prática regular de Mindfulness no enfrentamento desse problema por esses profissionais, efeitos que se estendem também à corporação militar uma vez que a prática desta técnica melhora as competências socioemocionais de conhecer, conviver, trabalhar e ser, o que faz com que o profissional perceba melhor o ambiente à sua volta, contribuindo para um clima organizacional mais saudável e empático.

“O Mindfulness aplicado à Polícia Militar de Rondônia é uma ação bastante inovadora, pela qual visa a redução do estresse e da ansiedade, problemas atuais que afetam um grande número de policiais militares. Esse treinamento certamente acrescentou muito tanto na vida profissional, como pessoal, tornando-nos melhores pessoas e melhores policiais militares para servir e proteger a população. O treinamento foi bastante válido e uma experiência singular”, ressalta o 2º Sargento PM Thiago Gregório, que também participou da oficina.

Desde que ingressou no quadro de oficiais da Polícia Militar de Rondônia, como psicóloga, a capitã Cláudia aplica a técnica que deve se expandir a todos os batalhões. “Na minha prática, enquanto oficial de saúde do Centro de Ensino da PMRO, considero que a meditação da atenção plena tem sido um recurso muito prático e acessível para promover a saúde mental, preparando os policiais para os desafios da carreira. Sempre que aplico essa técnica, a tropa é receptiva, gosta dos resultados imediatos e percebem os benefícios”, finalizou a capitã psicóloga que realizou ainda uma oficina voltada para  psicólogas da Polícia Militar,  capitãs Márcia e Josélia, do 4ºBPM e Daiana, do 3ºBPM, que também devem repassar a técnica dentro do âmbito militar.

 

Leias mais:

Mulheres representam a força feminina rondoniense dentro da Polícia Militar do Estado

Comando Geral da Polícia Militar fortalece a proximidade junto às tropas no interior do estado

Polícia Militar de Rondônia realiza ciclo de palestras sobre a Nova Lei de Abuso de Autoridade


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin / Sgt PM Carliane
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo