SEGURANÇA

Polícia Militar de Rondônia reforça efetivo de segurança para as eleições deste domingo, 15

14 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Policiamento foi reforçado em todo Estado para manter a segurança durante as eleições deste domingo

Um efetivo de 2.301 policiais militares irá atuar nas ruas neste domingo (15), quando ocorre o primeiro turno das eleições municipais em Rondônia. Todo o planejamento operacional das eleições foi detalhado pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), deixando claro que o policiamento ordinário rotineiro se manterá somado ao efetivo destinado para o pleito visando a segurança da população.

O planejamento foi constantemente discutido nos últimos dias no Comando-Geral da Polícia Militar, com intuito de apontar os principais procedimentos operacionais que a Corporação desenvolverá para garantir a segurança da população no pleito, bem como as estratégias que estarão sendo aplicadas para ações diferentes das tradicionais realizadas pela Corporação em todas as eleições anteriores.

Isso devido as preocupações com os regramentos relacionados à Covid-19, o que reforça a atenção para medidas sanitárias, bem como auxiliando os órgãos de fiscalização sanitária de forma a impedir aglomerações de pessoas em virtude da pandemia existente, conforme Decreto N° 25.470, de 21 de outubro de 2020.

A zona urbana será assistida com mais de 70% do efetivo de reforço planejado

Conforme estratégia da PMRO, dos 2.301 policiais que serão empregados exclusivamente para as eleições neste domingo em todo Estado, 73,7% estarão atuando diretamente na zona urbana e 26% serão empregados para a zona rural. Ao todo, serão 422 viaturas, além do reforço aéreo que estará deslocando policiais para as aldeias indígenas da região.

Na região do Comando Regional de Policiamento I – que envolve os municípios de Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Nova-Mamoré, Itapuã do Oeste e a capital Porto Velho – o policiamento terá o reforço de 612 policiais empregados na segurança nas eleições diretamente.

BATALHÕES DE PRONTIDÃO

Todas as unidades da Polícia Militar estarão de prontidão e atuando diretamente nas eleições. O Batalhão de Policiamento de Trânsito, por exemplo, estará realizando policiamento ostensivo com objetivo de proporcionar condições de trafegabilidade nos locais dos eventos, inclusive, coibindo a prática de crimes e infrações eleitorais. O Batalhão ainda irá atuar no atendimento de pedidos do juiz eleitoral referente à realização de comando de trânsito em apoio à Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral em veículo.

Além dos efetivos rotineiros e de reforço, o planejamento da Polícia Militar definiu a permanência de prontidão de policiais militares que compõem do Batalhão de Operações Especiais e do Batalhão de Choque, onde todos estarão atentos a possível pronto emprego, no caso de necessidade.

O Disque Eleição estará funcionando através do número 148, para denúncias que consequentemente serão transmitidas para as equipes de policiais militares de radiopatrulha, que irão averiguar o ilícito, assim como evitar aglomeração nas proximidades dos locais de votação.

Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Arquivo Secom