Governo de Rondônia
25/04/2024

PREVENÇÃO CONTRA CRIMES

Polícia Militar de Rondônia reforça efetivo nas ruas e dá dicas de segurança para o período de festas

14 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

policiamento centro porto velho 14-12-15 foto bruno corsino

As turmas de serviço, divididas em cinco equipes, terão 150 policiais por turno, e com o reforço chegarão a 300

Previna-se na saída da agência bancária, evite fogos em área hospitalar, utilize o estacionamento do shopping, não deixe lâmpadas acesas permanentemente quando viajar e cuide bem da bolsa nas calçadas apertadas do comércio no Centro de Porto Velho. Essas e outras recomendações foram dadas à população pelo coronel Ênedy Dias de Araújo, coordenador Regional de Policiamento (CRP-I) da Polícia Militar de Rondônia, por ocasião das festas de Natal e Fim de Ano. “A atenção faz parte da solução”, disse ele.

De acordo com o coronel, a PM já iniciou o reforço no policiamento natalino. Aproximadamente 200 policiais deixaram a área administrativa, a sede do Comando Geral e a Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para trabalhar nas ruas. Turmas de serviço divididas em cinco equipes, terão 150 policiais por turno, e com o reforço chegarão a 300. O reforço na segurança, feito sob orientação do comandante-geral da PM, coronel Nilton Kisner, foi estendido aos demais 51 municípios do estado, jurisdicionados às Coordenadorias II (Ji-Paraná) e III (Vilhena).

Planejada desde o dia 1º de dezembro, a Operação Fim de Ano estabeleceu como prioridades o atendimento às áreas comerciais, bancárias e turísticas, onde há grande fluxo de pessoas devido ao recebimento de pagamentos, compras e passeios; além das áreas residenciais por causa das férias. “Luzes acesas durante o dia são um aviso à bandidagem. Eles percebem isso com facilidade”, alertou o coronel Ênedy.

CONTROLE REMOTO

Segundo o coronel, tem ocorrido diversos furtos em consequência do uso do “chapolim”, equipamento semelhante ao chupa-cabra. “Os ladrões usam demais quando observam a pessoa sair do local do estacionamento deixando o carro. Ao retornar observe, pois eles podem ter usado o “chapolim” e levado seus pertences de dentro do veículo. Por isso desconfie sempre, mesmo as portas estando fechadas e vidros intactos”, orientou.

O estacionamento do shopping deve ser utilizado. Pessoas com veículos devem evitar deixá-los no entorno, em local escuro, já incluído nas áreas de risco de roubos. “Usem o estacionamento para não amargarem depois o arrependimento”, apelou o coordenador.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo