Troca de Comando

Polícia Militar de Rondônia troca comando geral

23 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Após três anos no Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, o coronel Paulo César de Figueiredo deixa o comando da corporação para a reserva remunerada e assume em seu lugar o coronel da PM Fernando Luís Brum Prettz, tendo como subcomandante o coronel PM Geraldo Elísio de Ataíde.

Solenidade de troca de comando no comando geral da PM/RO

Solenidade de troca de comando no CG da PM/RO

Antes do início da solenidade oficial, o cel. Figueiredo foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, através do subcomandante, Cel. Rodrigues, com a medalha do Mérito da Defesa Civil.

A solenidade de passagem de comando ocorreu no prédio do comando geral da Polícia Militar, na manhã desta quarta, 23, com a presença de autoridades civis, militares e do governador Confúcio Moura. Além da passagem de comando, houve também homenagem ao patrono da PM, Tiradentes, e a extinta guarda territorial, que neste ano comemora 70 anos.

Governador Confúcio Moura durante solenidade de troca de comando

Representantes da extinta guarda territorial, que fez parte do antigo Território Federal do Guaporé, quando foi criada, participaram da solenidade e foram homenageados pelo governador Confúcio Moura recebendo Certificados de agradecimento, pois foi através de sua criação, há 70 anos atrás, que deu origem ao que é hoje a Polícia Militar.

Integrantes da extinta Guarda Territorial recebem homenagem do governador Confúcio Moura

De forma emocionada, o coronel Figueiredo apresentou suas despedidas do comando geral da PM/RO, reverenciando o patrono da corporação, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, aos integrantes da hoje extinta Guarda Territorial, que “fizeram o passado da que é hoje Polícia Militar de Rondônia” (PM/RO), e salientou o apoio que recebeu de “todos que auxiliaram a PM a fazer uma sociedade mais justa e democrática”.

Cel Figueiredo se emociona ao proferir discurso onde entrega o cargo de comandante geral da PM.

Nos três anos em que esteve à frente da corporação, o cel. Figueiredo disse ter recebido o apoio e solidariedade de vários órgãos  e pessoas, entre elas a Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Base Aérea, Marinha do Brasil, entre tantos outros citados pelo agora ex-comandante.

A todos agradeceu, salientando o apoio familiar por estes 30 anos de dedicação à PM e a Deus, que “sem sua força e proteção, nada faríamos”. E finalizou dizendo ter sido uma honra ter servido este tempo na PM e em especial ter chegado ao posto mais alto da corporação e afirmou que a “missão foi dada, a missão foi cumprida”.

Cel. Figueiredo

O governador Confúcio entregou ao coronel Figueiredo uma placa de agradecimento aos seus relevantes serviços, bem como homenagem à esposa do ex-comandante através de um buquê de flores.

No elogio do governador, que foi lido na solenidade, Confúcio enaltece o trabalho do cel. Figueiredo, ressaltando seu empenho, honestidade e serviços prestados, forma correta de trabalhar e planejamento seguro. Naquele momento foi anunciado que Figueiredo assume agora como adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania.

Cel. Ataíde assume como novo subcomandante da PM

O secretário de segurança pública de Rondônia, Antônio Carlos Reis, ressaltou o caráter e determinação do cel. Figueiredo, “que soube honrar os cargos que ocupou em sua carreira”. Disse isso para ilustrar o grau de aceitação da PM junto à população, que segundo pesquisas, chega a 85%. Finalizou citando o general Geisel “os velhos soldados se despedem, mas não se vão”.

Governador em pronunciamento durante solenidade de troca de comando

O governador Confúcio em referência ao pronunciamento do cel. Figueiredo e de sua forte emoção, disse que não é fácil a despedida, pois também se deixa para trás amigos de 30 anos passados “trabalhando nesta casa”. Mas para quem está de fora, às vezes, disse o governador, “é difícil entender e compreender tanta emoção”.

Confúcio falou que ao assumir o comando do estado, não conhecia a tropa e não sabia quem seria o comandante da PM. Através de amigos chegou ao Cel. Figueiredo que prontamente aceitou o convite. “Assim como agora foi difícil escolher um novo comandante dentre tantos homens bons”, frisou.

Mas o mais importante, disse Confúcio, é que ao assumir, o novo comandante dê prosseguimento ao trabalho realizado e “mantenha alta a confiança da nossa população no trabalho da Polícia Militar”.

Cel. Pretz assume o comando geral da PM/RO

Cel. Prettz assume o comando geral da PM/RO

“Aqui em Rondônia o nosso militar tem orgulho de vestir a farda, enquanto que em outros estados ele só veste a farda dentro dos quartéis, para não se expor na rua”, disse o governador, afirmando que aqui em Rondônia, a tropa é respeitada.

Confúcio agradeceu ao apoio que a PM deu e está dando em relação às enchentes, com seu efetivo e “determinação de todos”. Agora, disse o governador, “é chegada a hora da reconstrução, de vidas, de casas, estradas e é chegada a hora da união política, de uma ação conjunta em prol do estado”.

Desfile de veículos da PM

Neste momento, Confúcio solicitou a união de todos pois Rondônia é um estado rico, de um povo trabalhador e que precisa o somatório de esforços e “ouvindo os anseios da população para colocar o estado onde ele merece estar”. Finalizou agradecendo dizendo “Obrigado Prettz por ter aceito o convite. Boa sorte, Figueiredo”. E convidou a todos para assistirem ao desfile da tropa e a apresentação de novas viaturas entregues recentemente à Polícia Militar.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Ésio Mendes