Governo de Rondônia
29/03/2024

CARNAVAL SEGURO

Polícia Militar discute medidas de segurança com representantes de blocos carnavalescos

06 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Todo o esquema montado para o carnaval não vai afetar as atividades de rotina da Polícia Militar

As estratégias de segurança e medidas que serão desenvolvidas no período momesco foram amplamente discutidas na manhã de quarta-feira (5) durante reunião com diretores de blocos carnavalescos de Porto Velho, representante da Fundação Cultural de Porto Velho – (Funcultural) e a Polícia Militar do Estado de Rondônia. Todo o esquema montado para o carnaval não vai afetar as atividades de rotina da Polícia Militar, conforme antecipado pelo coordenador de Planejamento Operacional (CPO), coronel PM Fábio Alexandre Santos França.

Realizada no auditório do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a reunião também contou com a presença do coordenador do Comando Regional de Policiamento (CRP –I), coronel PM Drayton Florêncio da Silva. Durante a reunião foram repassadas informações de segurança para os blocos, bem como ajustes das medidas e discutidos pontos cruciais que podem causar adversidades durante o período carnavalesco. Segundo os oficiais da PM, as medidas discutidas durante a reunião são consideradas necessárias para que possam impedir registros de violência, como em carnavais anteriores.

A preocupação quanto ao abuso no consumo de bebidas alcoólicas por parte dos foliões e a possibilidade da ação de vândalos no período carnavalesco foram os principais pontos de discussão na reunião. O coronel PM Alexandre salientou que há um aumento significativo nas ocorrências que envolvem violência durante o Carnaval, pois alguns foliões perdem a noção das suas responsabilidades.

“A segurança pública é um direito de todos, mas também é uma responsabilidade de todos. É um dever da polícia e dos órgãos de segurança pública prover a segurança, mas todos têm suas responsabilidades”, disse o coronel PM Alexandre, destacando, também, que a intenção é garantir que cada folião divirta-se em segurança, mas a Polícia Militar ao mesmo tempo manterá as atenções voltadas para atender à população.

Polícia Militar debate segurança com representantes de blocos carnavalescos

A Polícia Militar estará com reforço em todo seu efetivo para impedir possíveis ações criminosas e garantir a segurança dos foliões. Conforme destacado pelo coronel Alexandre, as medidas planejadas para o carnaval incluem policiamento ostensivo, orientação do trânsito, além de patrulhas e atuação direta na segurança, evitando, dessa forma, ocorrências de furtos, roubos, e até mesmo situações de possíveis lesões corporais e homicídios.

FUNCULTURAL

O diretor de Cultura da Funcultural, Eudes Claudino, apresentou as principais necessidades e dirimiu, juntamente com os representantes de blocos que participaram, as principais dúvidas quanto às orientações de segurança para os foliões e para prevenção da prática de furtos e roubos que acontecem nos corredores carnavalescos e proximidades.

“A maior parceria a Prefeitura tem hoje é com a Polícia Militar tanto pela questão de proporcionar segurança da população neste e em outros eventos como as festas de arraial. Já faz oito anos que não temos incidentes no carnaval. A Banda do Vai quem Quer é um exemplo, pois movimenta mais de 450 mil pessoas e por anos não acontecem mais incidentes, só temos a agradecer por todas as orientações e pela excelente parceria”, disse Eudes.

Leia mais:

Patrulha Escolar está pronta para garantir a segurança e a ordem em mais um ano letivo na capital

Jovens iniciam o curso de formação para prestação de serviços voluntários no Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal e soldado Renata Pimentel
Fotos: Soldado Edixon e arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo