Governo de Rondônia
Terça, 25 de fevereiro de 2020

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar forma 3ª turma do Curso de Cinotecnia realizado em Cacoal

16 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Comandante Geral da PM, Coronel Ronaldo Flores, fez questão de acompanhar o 3º Curso de Cinotecnia, visitando o 4º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia

Às 8 horas da manhã de sexta-feira (20), 19 policiais militares, um bombeiro militar e um policial rodoviário federal se formam no 3º Curso de Cinotecnia realizado pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, na sede do Canil Central da PM, no 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal.

O curso, com duração de 300 horas, teve início no dia 4 de novembro e contou com aulas teóricas e práticas com o objetivo de habilitar os profissionais a exercerem suas atividades voltadas à segurança pública, com o apoio dos cães.

Durante todo o curso, os alunos focaram tanto no manejo e adestramento, bem como nas atividades do dia-a-dia, seja na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros ou também na Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, major PM José Carlos França, “a atenção da Polícia Militar aos cães policiais é natural, uma vez que tornam-se importantes aliados da segurança pública”.

Um cão policial atua em diversas frentes de serviço como na detecção de entorpecentes, busca, resgate e salvamento, policiamento ostensivo, atividades de cunho social desenvolvidas pela Polícia Militar, seja no âmbito educacional, recreativo ou terapêutico.

Ao todo, policiais militares de oito unidades da PM de Rondônia participaram do curso e a partir da formatura terão a missão de compartilhar todo o conhecimento adquirido em suas unidades de origem, fortalecendo a atuação dos canis.

Atuando há 10 anos como cinotécnico do canil central da PM, sargento Alberto sente-se orgulho em transmitir conhecimentos e experiências

Durante o curso, foram ministradas aos alunos disciplinas como Treinamento Físico com Cães, Teoria Canina, Noções de Veterinária Canina, Técnica e Prática de Adestramento, Noções e Técnica de Faro, Administração de Canis e Emprego PM do Cão.

Há cerca de dez anos atuando como cinotécnico no canil do 4º Batalhão em Cacoal, o sargento PM Alberto é um dos monitores no 3º Curso de Cinotecnia. Para ele é gratificante ver o empenho de novos policiais militares na formação como cinotécnicos. “É muito honroso poder compartilhar os conhecimentos e as experiências que acumulei ao longo destes anos dedicados à atuação militar junto aos cães, que são importantes e, muitas vezes, indispensáveis para o sucesso das missões policiais. Fico satisfeito em ver o empenho de todos estes profissionais e tenho a certeza de que serão ótimos cachorreiros”.

O termo “cachorreiro”, citado pelo sargento Alberto, define aqueles homens e mulheres que se dedicam à criação, ao trato e a condução de cães nas mais diversas atividades nas quais estes animais são importantes aliados.

Leia mais:

 Curso fortalece o uso dos cães em prol da segurança pública em Rondônia

 Esforço e união entre policial militar e cão marcam ações desenvolvidas pelo canil do Batalhão de Policiamento de Choque

 Batalhão de Polícia Militar em Cacoal sedia treinamento de busca e resgate com cães


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Sargento PM Carliane
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Capacitação, Cerimônia, Cursos, Evento, Formatura, Governo, Municípios, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe