Governo de Rondônia
19/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar inicia implantação de videomonitoramento em Cacoal

29 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Comandante do 4º BPM, Ten. Coronel Sityá, ajusta últimos detalhes do videomonitoramento com os coordenadores do projeto, tenente Baumann e tenente Ronnie

Comandante do 4º BPM, coronel Sityá, ajusta últimos detalhes do videomonitoramento com os coordenadores do projeto, tenente Baumann e tenente Ronnie

Até o início de 2016, deve entrar em funcionamento em Cacoal o sistema de monitoramento por câmeras. Inicialmente, serão instalação dez câmeras de vídeo, com qualidade Full HD. A previsão é de que, no total, 26 câmeras sejam instaladas.

De acordo com o tenente Ronnie, um dos coordenadores do projeto, as câmeras propiciam uma visão de 360º e permitem a visualização de placas de veículos em uma distância elevada. “Além da visualização nítida, em uma distância de  até 300 metros, as câmeras permitirão visualizar, de uma forma geral, uma área superior a mil metros de distância”.

As dez câmeras que serão instaladas a princípio já estão no 4º Batalhão da Polícia Militar de Cacoal. Em 20 dias, os postes devem ser instalados nos locais escolhidos pela Polícia Militar, após uma série de levantamentos feitos para avaliar a necessidade do município.

“Temos alguns municípios de Rondônia que contam com o videomonitoramento e que serviram de exemplo pra nós. Além disso, as estatísticas mostram que onde foram instaladas as câmeras, o índice de criminalidade diminuiu consideravelmente. Por isso fizemos um levantamento em Cacoal e definimos os locais”, explicou o tenente Ronnie.

Para a fase inicial do projeto de videomonitoramento em Cacoal, 10 policiais receberão treinamento especial. Por turno, o sistema contará com dois policiais para vigiar as imagens geradas pelas câmeras.

“O sistema de videomonitoramento vai aumentar o poder de atuação da Polícia Militar de Cacoal na prevenção contra a criminalidade. Com o videomonitoramento estaremos presentes em vários pontos da cidade”, garantiu tenente Ronnie.

As imagens serão armazenadas pela Central de Monitoramento pelo período de 30 dias. Contudo, ocorrências relevantes terão as imagens armazenadas por tempo superior ou definitivo.

As primeiras 10 câmeras serão instaladas nos seguintes pontos:
Av. das Mangueiras – Bairro Vista Alegre;
Av. das Comunicações – Bairro Teixeirão;
Av. Rio de Janeiro com Av. Malaquita –  divisa entre os bairros: Novo Horizonte, Novo Cacoal e Nova Esperança (BNH);
Av. Iderval José Brasil, próximo à rodoviária e ao centro atacadista;
Av. Porto Velho;
Av. Sete de Setembro;
BR-364 – Saída para Presidente Médice;
BR-364 – Saída para Rolim de Moura (RO-383);
BR-364 – Saída para Pimenta Bueno;
Av. Guaporé, com Anísio Serrão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo