Governo de Rondônia
29/03/2024

PROERD

Polícia Militar promove palestras sobre prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

13 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Policiais militares de Rondônia que trabalham no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), estão intensificando os trabalhos de prevenção com a realização de palestras nas escolas da rede pública estadual. O trabalho consiste em levar aos alunos de séries que não são atendidos com o Proerd a orientações sobre drogas lícitas e ilícitas, seus malefícios e como não entrar nesse universo, além de noções de cidadania.

Alunos da rede pública estadual são orientados sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas

A sargento PM Maria da Conceição Cardoso Marques de Oliveira disse que as palestras são realizadas nas escolas por policiais militares treinados para esse trabalho, onde passam informações sobre os malefícios que o uso de drogas lícitas e ilícitas causam na vida das pessoas, o que tem tirado muitas crianças e adolescentes desse universo, que muitas vezes é a porta de entrada para o mundo do crime.

O policial militar Silva Júnior, de 22 anos, disse durante sua palestra para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eloisa Bentes Ramos, que fica no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho, que fez o Proerd no período escolar e hoje compõe o quadro da polícia militar de Rondônia e trabalha no Programa do Proerd, levando informações às crianças e adolescentes sobre como se prevenir das drogas e principalmente saber dizer não quando algum “amigo” vier lhe oferecer algo que é errado.

Por meio de slides e vídeos, os policiais ministram palestras e vão explicando de forma didática o que são drogas licitas, que são qualquer substância que contenha álcool, nicotina, medicamentos sem prescrição médica, entre outros, que são proibidos o consumo e a venda para menores de 18 anos. As drogas ilícitas são maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, entre outras substâncias que são proibidas por lei o consumo e ou a comercialização para qualquer pessoa, seja maior ou menor de idade.

Durante a palestra, os policiais também dão ênfase dos males causados pelas drogas consideradas lícitas, como o cigarro, que mata 200 mil pessoas por ano no Brasil com câncer de pulmão, boca, doenças do coração e respiratórias.

Em Porto Velho, nesta semana, quatro policiais militares estão realizando palestras nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio São Pedro, D. Pedro, Eloisa Bentes Ramos, São Luiz e Ulisses Guimarães.

A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eloisa Bentes Ramos, Iranilce Araújo, disse que todo trabalho de orientação e prevenção dentro da instituição de ensino é muito importante.

Iranilce Araújo disse que tem buscado junto aos professores e funcionários da escola formas diferenciadas de trabalhar com os alunos com histórico violento, que geralmente não aceitam muito bem as regras impostas pela sociedade e pela escola. Na tentativa de buscar soluções, tem feito constantes reuniões com os pais dos alunos, para que possam fazer parte do cotidiano da vida escolar de seus filhos.

Leia mais:
Proerd dobra número de estudantes atendidos em Rondônia e prevê ampliação de escolas participantes em 2018


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Andrey Matheus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo