Governo de Rondônia
29/03/2024

COMUNIDADE

Polícia Militar realiza Exposição Semana Nacional do Trânsito no Porto Velho Shopping

23 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Exposição da PM-RO Semana Nac. de Trânsito em 23.09 (5)

Exposição Semana Nacional do Trânsito no Porto Velho Shopping

Com o objetivo de interagir com a sociedade, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, realiza desde segunda-feira (21) até sexta-feira (25), no Porto Velho Shopping, na capital do Estado, a Exposição Semana Nacional de Trânsito. Sete veículos, diversos equipamentos e um playground com brinquedos interativos para as crianças que visitam a mostra estão no espaço.

A Companhia Independente de Trânsito distribui na praça central do shopping uma caminhonete, um microcarro, cinco motocicletas, etilômetros (bafômetro), radares móveis, medidores de tramitância (aferidores de transparência das películas usadas nos vidros dos veículos), diversos outros equipamentos, brinquedos interativos para as crianças terem os primeiros contatos com a legislação de trânsito e interagirem com a PM por meio de desenhos, pinturas e jogos.

O subcomandante da companhia, tenente PM Renato Suffi, responsável pela exposição, ressalta que, “para as crianças de todas as idades, há uma exposição de miniaturas de centenas de veículos, alguns usados no policiamento, que vem atraindo muitos visitantes”. Outro atrativo são as motocicletas, nas quais vários visitantes se sentam e fazem ‘selfies’.

A Semana Nacional do Trânsito em Rondônia, que está acontecendo de 16 a 25 deste mês, vem realizando diversas atividades como blitze em locais com grande incidência de acidentes, pitstops em semáforos e cruzamentos de fluxo intenso de veículos, palestras em escolas, empresas, bares e locais públicos, com distribuição de farto material informativo. Suffi diz que esta exposição faz parte desse grande evento e que o objetivo é aproximar a PM da população a fim de humanizar o trabalho de fiscalização.

Com brincadeiras, desenhos e pinturas, crianças interagem com as ações de trânsito

Com brincadeiras, desenhos e pinturas, crianças interagem com as ações de trânsito

O comandante da Companhia de Trânsito, major PM De Lima, agradece a participação de vários parceiros (empresas e instituições) que colaboraram para a realização da mostra e diz que as ações da companhia são pontuais, baseadas em estatísticas que mostram quando e onde realizar uma intervenção. A ‘Lei Seca’, que ocorre de quarta-feira a domingo, é um exemplo de ação coordenada com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), pois nestes dias a incidência de condutores de veículos alcoolizados é maior.

Cinquenta por cento dos 200 mil veículos que trafegam em Porto Velho, são motocicletas e mais de 70% delas estão irregulares ou seus condutores sem habilitação, por isso foi criada a operação ‘Cavalo de Aço’. “A maioria dos acidentes tem uma ou mais motos envolvidas, o que gera todo tipo de transtorno, inclusive a sobrecarga nos serviços de saúde”, explica Suffi.

O subcomandante lamenta que “por mais que sejam realizadas operações de fiscalização e até repressivas, as mortes e mutilações superam várias guerras mundo afora. A sociedade precisa se conscientizar que a mudança tem que ser do cidadão. Seja você a mudança no trânsito”.

Veja galeria de fotos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Admilson Knigthz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Legislação, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo