Governo de Rondônia
28/03/2024

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Polícia Militar reforça medidas para conter criminalidade no Orgulho do Madeira

15 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Polícia Militar desencadeia operação no Orgulho do Madeira

O combate ao tráfico de drogas e prisão de indivíduos com mandados de prisão foram uns dos pontos de atuação da Operação Pacatae, desencadeada pela Polícia Militar de Rondônia na noite de sexta-feira (14)  no condomínio habitacional Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho.

As ações coordenadas pelo 5º Batalhão de Polícia Militar contaram com o apoio do Batalhão da Polícia de Choque, Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), 9° Batalhão da Polícia Militar, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Polícia Civil.

Durante a operação, a Polícia Militar registrou ocorrência de tráfico de droga, conduções por desacato, por desobediências (reeducando fora da rota prevista), veículo recuperado (motocicleta), autos de notificação em estabelecimentos comerciais por falta de alvará, bem como lavrados Termo Circunstanciado de Ocorrência.  O apoio da Prefeitura também foi destacado durante a operação para garantir o código de postura e fiscalização aos estabelecimentos comerciais.

O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, major PM Renato Suffi, ressaltou que objetivo das ações desencadeadas é garantir tranquilidade e segurança aos moradores, conforme definido no nome da operação: Pacatae – origem da palavra em latim, que remete a pacificação e restabelecimento da paz.

Mesmo com a grande movimentação dos policiais, a rotina dos moradores manteve-se tranquila. O comandante do Batalhão deixou claro que as ações foram pontuadas como prioritárias, destacando a tolerância zero no tocante aos crimes cometidos nos complexos residenciais que acabam por tirar a paz dos milhares de moradores de bem das localidades.

O policiamento ostensivo e preventivo intensificado no Orgulho do Madeira também contou com reforço de cães farejadores do BPChoque que auxiliaram nas buscas por entorpecentes.

Cães farejadores da Polícia Militar foram utilizados nas buscas por entorpecentes

O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ronaldo Flôres Corrêa, destaca que as ações visam auxiliar na repressão do crime e promover a tranquilidade da população que mora na região. “A Polícia Militar de Rondônia vai atuar repressiva e preventivamente com a população, os projetos não cessam com apenas uma operação, temos projetos sociais que também contemplarão a comunidade daquela região”, lembrou o coronel.

O major PM Suffi, que assumiu recentemente o comando do  5º BPM, enfatizou que este é o início de uma das suas principais ações de Plano de Comando que é restabelecer a ordem no condomínio Orgulho do Madeira. “A Polícia Militar adentrará no Orgulho do Madeira para restabelecer a ordem e segurança da população no local. Esta é apenas a primeira de muitas operações que ocorrerão”, disse o major.

O condomínio Orgulho do Madeira possui 4 mil residências e mais de 18 mil moradores, com isso o bairro em que está situado é elevada a incidência de crimes, conforme levantamento feito pelo Batalhão da PM.

Leia mais:

Polícia Militar de Rondônia realiza ciclo de palestras sobre a Nova Lei de Abuso de Autoridade

Polícia Militar orienta pais e aluno sobre a segurança com o retorno escolar

Polícia Militar discute medidas de segurança com representantes de blocos carnavalescos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal e Renata Pimentel
Fotos: Soldado Edixon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo