Governo de Rondônia
29/03/2024

DESTAQUE OPERACIONAL

Policiais civis e militar recebem homenagem em Rondônia

23 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Certificado de Destaque Operacional entregue ao Cabo Pm Reis.

Duas solenidades foram realizadas na última sexta-feira dia (20). A primeira reuniu os servidores da Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec)   para destacar a ação do Cabo PM Radilson Jamaica Reis, que no dia 05 de setembro, quando retornava da escola onde havia deixado o filho para estudar, percebeu dois homens em atitude suspeita. Logo viu uma arma apontada para um adolescente, o ladrão tinha o objetivo de subtrair o celular da vítima.

“Parei minha moto alguns metros à frente, momento em que um dos infratores apontou a arma em minha direção, quando me joguei ao solo por trás da moto e revidei com um disparo. Sendo que o meliante continuou apontando a arma em minha direção tentando atirar em mim. Havia um motociclista comparsa dele que dava apoio a ação criminosa. Revidei novamente, sendo que o infrator foi atingido e caiu ao chão, ” contou Reis.

O Policial conta, ainda, que aproximou com cautela do bandido e recolheu a arma do crime. Havia cinco aparelhos de celulares com o infrator que vinha realizando roubo em vários pontos da capital.

O cabo PM Reis solicitou apoio dos colegas de farda e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender o criminoso.“Eu segui o procedimento operacional. Mesmo colocando em risco a minha própria integridade física, porque a todo momento a população queria lixar o criminoso. Pegaram pedras e outras pessoas ameaçam matar ele a pauladas. A situação ficou tensa várias vezes, mas logo recebi reforço dos colegas e conseguimos resguarda a integridade física do indivíduo, ” pontou Reis.

O elemento foi conduzido para Central de Polícia. Os objetos e as armas foram entregues a guarnição que atendeu a ocorrência. As vítimas dos roubos compareceram a central de flagrantes reconhecendo o autor do crime e receberam seus pertences de volta.

A segunda solenidade homenageou vários policiais civis do Núcleo de Combate às Defraudações, pertencentes à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor. Tiraram de circulação um grupo de estelionatários armados que atuavam numa associação criminosa.

Policiais civis sendo homenageados em Destaque Operacional da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia.

Nos dois Destaques Operacionais estiveram presentes os secretários de segurança pública – José Hélio Cysneiros Pachá e o adjunto da Sesdec – Delegado Hélio Gomes Ferreira.

“Por terem no dia 4 de Setembro de 2019, conseguido efetuar a prisão de uma quadrilha que estava prestes a aplicar vários golpes financeiros junto às instituições bancárias de nosso Estado. Hoje estamos aqui para honrar esses servidores comprometidos com a segurança pública de Rondônia, da mesma maneira que, mais cedo também entregamos o certificado de Destaque Operacional nas mãos do PM Reis. Policiais como esses merecem nosso reconhecimento pela coragem em defender nossa sociedade,” declarou Pachá.

Um dos homenageados pela Sesdec, foi o Delegado Swami Otto Barboza Neto – Chefe do Núcleo de Combate às Defraudações, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano de 2019.

“Ingressei na Polícia Civil em 2005 como escrivão. Em 2010, assumi o cargo de delegado. Fui lotado em Nova Mamoré, Central de Flagrantes, Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e agora estou no Núcleo de Combate às Defraudações. Com trabalho de inteligência, conseguimos desarticular esse grupo que queria dar golpes em Rondônia, ” pontou Swami.

Receberam o certificado de Destaque Operacional o delegado Swami Otto Barboza Neto. Os Agentes de Polícia:  Auricélia Rodrigues de Deus, Michel Aquino Gouveia, Satyro Quinto de Souza Neto e os escrivãos de polícia: Francisca Elísia Barreto e Miele Cristiano da Silva.

“Equipe perspicaz, em um pronto atendimento, a partir da solicitação de uma simples verificação de identificação, percebeu a sanha criminosa presente naquela ocorrência e puderam buscar, graças à abnegação desprendida e através de uma excelente investigação, a prisão do líder da quadrilha, que tinha em seu poder farto material para a prática criminosa de Estelionato e uma arma de fogo,” contou o secretário adjunto da Sesdec, delegado Hélio Gomes.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo