Governo de Rondônia
Sábado, 06 de março de 2021

ÁREA DE FRONTEIRA

Policiais civis e militares participam de curso para pilotar embarcações em Guajará-Mirim

16 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Cerca de 40 profissionais da Segurança Pública do Estado de Rondônia, entre policiais civis e militares, recebem mais uma capacitação específica, com a realização do 1º curso Especial para Tripulantes de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP).

Servidores em capacitação

Servidores militares e civis passam por capacitação

As aulas acontecem no município de São Francisco do Guaporé até o dia 18 de março. O curso é oferecido pela Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Guajará-Mirim.

A qualificação foi estendida também a três servidores da Secretaria de Estado de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus), e um servidor da Câmara Municipal. Ao final do curso, os participantes estão aptos a pilotar embarcações públicas de pequeno porte. Participam da instrução pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania 31 policiais militares e cinco civis.

Temas como nomenclatura da embarcação, legislação, manobra da embarcação, segurança e sobrevivência pessoal, comunicação, estabilidade, meteorologia, navegação e motor propulsor serão abordados.

A instrução prática de navegação está prevista para o dia 17, no rio Guaporé. Quatro instrutores da Marinha acompanham os alunos. As provas acontecem no dia 18. Ao final do curso, os alunos aprovados recebem a carteira Especial para Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público.

De acordo com o Secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, a capacitação agrega valor aos servidores. “O treinamento é fundamental para os policiais que trabalham na fronteira, são 1.342 km de rios entre Brasil e Bolívia, na sua maioria navegáveis, o que exige capacitação constante de policiais”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Marinha do Brasil
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe