Policiais concluem curso de operações com baixa luminosidade em Porto Velho

09 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Policiais em atuação na prática do Curso Operacional “Estágio de Técnicas em Baixa Luminosidade”.

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) encerrou nesta sexta-feira (9) o Curso Operacional Estágio de Técnicas em Baixa Luminosidade. A solenidade aconteceu no auditório do Ministério Público do Trabalho em Porto Velho.

O curso, que teve a duração quatro dias, capacitou 24 policiais militares, civis e rodoviários  para trabalhar com operações em condições adversas de ambiente, e assim garantir precisão nas abordagens e nos confrontos em locais sem luz.

A aplicação do curso foi feita pelo coronel José Hélio Pachá, da Polícia Militar de Rondônia; e o major Ênio Bolivar de Albuquerque, da Polícia Militar de Alagoas.

Durante o treinamento, os policiais receberam orientações práticas e teóricas em diversos assuntos, entre eles, estabelecer os aspectos éticos e legais ao atendimento de ocorrências policiais; prover de conhecimento sobre Luminescência e como ela pode atuar sobre a favor do policial; dotar os policiais sobre os tipos de lanternas e sua utilização; transmitir informações sobre o uso da lanterna tática associado ao uso diferenciado da força; prover o conhecimento das técnicas policiais com o uso de lanterna tática, mais utilizadas para ambientes de baixa Luminescência, entre outras temáticas.

APLICAÇÃO PRÁTICA

Durante a simulação, os policiais armados colocam a lanterna tática direcionada para o suposto infrator, apontando feixes de luz, permitindo que ele tontei, facilitando o confronto. As instruções utilizadas ensinam os policiais atuar com técnica e tática dentro de um princípio seguro e com alto grau de eficiência.

Solenidade de encerramento do curso de

Solenidade de encerramento do curso no auditório do MP

Na oportunidade, o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis parabenizou a todos os policiais, bem como aos instrutores e organizadores do curso.

“Nossa profissão exige estarmos sempre nos atualizando. Todos aqui passaram por um curso de formação dentro da polícia, daí a necessidade de um maior aprimoramento. A sociedade nos cobra uma atuação profissional e segura. Cabe a nós gestores públicos, envidarmos esforços para dotá-los dos meios necessários, e assim dentro da necessidade estamos fazendo”, salientou Reis.

O coronel Pedro Leopoldo, na ocasião representando o comandante-geral da PM, coronel Kisner elogiou a iniciativa do Governo do Estado por meio da secretaria na capacitação dos servidores. “A cada um de vocês aos quais entreguei o certificado, falei da importância de não guardarem todo esse conhecimento adquirido, mas serem multiplicadores aos demais policiais. Só com treinamento e ação de inteligência iremos fazer a frente ao crime organizado”, Alertou Leopoldo.

O instrutor do curso, major Ênio Bolivar, agradeceu a todos pela oportunidade de vir ao Estado de Rondônia repassar e absorver conhecimentos.

“É uma troca de informação. Senti-me muito acolhido pela polícia de Rondônia. E sem dúvidas pretendo retornar para novos cursos. Durante o treinamento de três dias, pude ver policiais aguerridos e abnegados. Agora todos têm a responsabilidade de repassar a técnica aos companheiros de serviço”, destacou Bolívar.

O gerente de Integração da Segurança Pública, José Hélio Cysneiros Pachá, destacou as dificuldades enfrentadas para a realização do curso, bem como do apoio incondicional do governo para que mesmo diante de medidas de contenção de despesas o curso fosse idealizado.

“Diante de todas as dificuldades, é recompensador ver que todas as técnicas repassadas vão servir para um bom desempenho dos policiais diante de uma situação com baixa luminosidade. É mais segurança para o policial e a população”, explicou Pachá.

Pachá agradeceu, também, ao empresário Mário Português que gentilmente disponibilizou a estrutura da antiga sede da Coimbra na Capital para a realização do treinamento prático; e ao diretor da empresa de segurança privada Pro Seguros, Francisco Fonseca.

Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins/ Anderson Góes