CONVÊNIO

Policiais militares de folga serão remunerados pelo município por trabalho extra em Ji-paraná

06 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Policiais militares ganharão remuneração extra para reforçar, nos dias de folga, o patrulhamento nas ruas de Ji-Paraná após a celebração de um convênio firmado entre o Governo do Estado, Município e Polícia Militar. Os PMs podem trabalhar por, no máximo, seis dias por mês e a carga horária de quatro a seis horas por dia. O convênio tem duração de um ano e pode ser prorrogado por conta da lei permanente por tempo indeterminado.

A prefeitura disponibilizará para ação integrada, conforme explicou o então Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, cerca de R$ 20.000,00 por mês para remunerar os PMs. Por hora trabalhada aplicada a oficiais e praças será pago R$ 22,00.  O programa da prefeitura consolida a parceria que o governo de Rondônia trabalha com os municípios dentro do programa Rondônia Mais Segura, atribuída a “Articulação Institucional”, componente 14 do programa.

O policial interessado no serviço voluntário deve ser apresentar no batalhão na qual é lotado e solicitar a sua inclusão no projeto. Durante a atuação será utilizado o mesmo equipamento da corporação, fornecido pelo Estado,farda, viatura, arma e colete tendo apenas como o diferencial   o uso de um braçal.

Durante o encontro o secretário de Segurança, coronel Caetano, parabenizou o prefeito Jesualdo pela a iniciativa de ajudar a segurança pública, explicando que essa colaboração será muito bem-vinda, pois faz parte das estratégias do programa Rondônia Mais Segura que abrange todo o Estado dentro dos municípios mais pacíficos.

“Quando a municipalidade se interessa em ajudar o Estado você muda todo um cenário. É assim que funciona em países desenvolvidos como na Europa e nos Estados Unidos”, afirmou Cel Caetano.

O comandante Geral da Policia Militar, coronel Ênedy, lembrou que o programa Ji-paraná Segura é o primeiro convênio assinado no Estado, e que sem dúvida se estenderá a demais municípios.  “Uma iniciativa moderna que traz economicidade ao município. Prefeitura e Governo do Estado fortalecendo a segurança pública”.

O termo de convênio foi assinado pelo então prefeito e Ji-Paraná, Jesualdo Pires, o vice Marcito Pinto, o Secretário de Segurança Cel BM Lioberto Caetano e pelo Comandante-Geral da PM, Cel PM Ênedy Dias de Araújo

Texto: Márcia Martins
Fotos: Márcia Martins