Governo de Rondônia
29/03/2024

CAPACITAÇÃO

Policiais militares participam de curso básico de libras em Porto Velho

15 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Encerramento do Curso Básico de Libras

A iniciativa em oferecer curso básico de libras foi da Segurança Pública de Rondônia que fez parceria com a Escola do Legislativo, educação que é ofertada pela Assembleia Legislativa. Ao todo, 36 policiais militares participaram, sendo 27 do 1º Batalhão da Polícia Militar e nove do Batalhão de Policiamento de Trânsito.

A 3ª sargento PM, Maria da Conceição da Cruz Corrêa, que ingressou na Polícia Militar em 1998, recebeu na tarde de quarta-feira (14), na antiga Assembleia Legislativa, o certificado de conclusão do curso das mãos do secretário de Segurança, coronel José Hélio Cysneiros Pachá. Ela conta que foi grande o desafio em aprender outra linguagem. Mas as aulas dinâmicas e o envolvimento dos colegas de farda facilitou o ensino.

“Fui escolhida para servir e proteger. Sou parte da melhor Polícia do Brasil – Polícia Militar do Estado de Rondônia. Agradeço a oportunidade de aprendizagem que me foi concedida,” disse Conceição.

Formatura do curso básico de libras teve apresentação de vídeos onde simulava o atendimento com as pessoas surdas

Desde 2008, o professor Marcus Loureiro ensina a arte da comunicação para que pessoas, não surdas, possam se comunicar com os que não ouvem. Além disso, ele interpreta e traduz Língua de Sinais Brasileira-Libras. Loureiro, juntamente com os professores Danilo Ramos (surdo) e William Sestito (intérprete), lecionou durante oito dias aos policiais militares, num total de 30h/aulas.

A solenidade de formatura do curso básico de libras teve apresentação de vídeos onde simulava o atendimento com as pessoas que não usam a forma verbal para se comunicar. A didática foi voltada à linguagem policial utilizada nas abordagens de rua.

Na hora do discurso, o secretário Pachá, solicitou da Assembleia Legislativa que a próxima turma seja para os negociadores da polícia militar.

“Esses vídeos que foram elaborados e apresentado na tarde de hoje, mostram a importância da comunicação para melhor atender a sociedade rondoniense,” afirmou o secretário Pachá.

Estiveram presentes os deputados Jean de Oliveira e Eyder Brasil. O coronel PM Drayton Florêncio da Silva – coordenador Regional de Policiamento I e Fábio Ribeiro Menna Barreto – diretor da Escola do Legislativo.

Leia mais:

Qualidade de vida para profissionais de segurança pública é tema de encontro em Brasília

Núcleo de Operações Aéreas é reativado com aeronave falcão 02; reforço em operações policiais atuará em todo o Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: SD PM Stefanio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo