Governo de Rondônia
29/03/2024

BOA NOTÍCIA

Policlínica Oswaldo Cruz inicia triagem de pacientes que farão cirurgia geral no Hospital Regional de Extrema

07 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Exame oftalmológicos realizados na POC

 

O processo de triagem de pacientes da especialidade de cirurgia geral, na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho ocorreu no sábado e foi acompanhado pelos secretários de Saúde Fernando Máximo e Katiane Maia.   A avaliação dos casos considerados mais urgentes foi feita por cirurgião lotado no Hospital Regional de Extrema.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no total, 60 pacientes que estavam na fila de espera de cirurgias eletivas – onde o paciente pode esperar sem prejuízo para seu quadro clínico – de janeiro de 2018, foram selecionados para procedimentos cirúrgicos que serão feitos no Hospital Regional de Extrema.

A estratégia é dar vazão à demanda reprimida e diminuir a grande e antiga  fila de espera por cirurgias eletivas no Estado. A Secretaria de Saúde vem trabalhando, inclusive nos fins de semana e feriados, para melhorar a qualidade do atendimento da população de Rondônia.

O secretário Fernando Máximo destaca a iniciativa do governador coronel Marcos Rocha, que tem em sua plataforma de governo, a Saúde como uma de suas prioridades.

OFTALMOLOGIA

Triagem na Policlínica Oswaldo Cruz define ordem de cirurgias

Durante a visita à Policlínica Oswaldo Cruz (POC), o secretário  esteve na clínica de oftalmologia. Conversou com profissionais, ouviu pacientes e fez uma espécie de vistoria nos equipamentos.  acompanhou atendimentos por oftalmologistas a 80 pessoas, somente no sábado e ressaltou que o objetivo é  diminuir as filas com atendimento de qualidade.

A Sesau ampliou o rol de procedimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com diagnóstico de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Trata-se do medicamento antiangiogênico – inibe o crescimento de novos vasos sanguíneos – e o exame de tomografia de coerência óptica.

O exame para diagnóstico e medicamento para estabilizar evolução da doença oftalmológica passam a ter cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A degeneração macular é progressiva, levando à perda da visão.

Eles são importantes, tanto para detectar precocemente a doença quanto para tratar os casos já confirmados, estabilizando a evolução. A Degeneração Macular é uma doença que ocorre na parte central da retina (mácula), área do olho responsável pela formação da imagem, e que leva a perda progressiva da visão central. O procedimento é coordenado pelo Núcleo de Oftalmologia de Rondônia, que funciona na Policlínica Oswaldo Cruz (POC).

Leia mais:

 Cirurgia cardíaca volta a ser realizada em Rondônia, procedimento estava suspenso desde agosto de 2018


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo