Governo de Rondônia
26/04/2024

DIA DO PERITO CRIMINAL

Politec lançará Protocolo de Feminicídio durante a programação da Semana da Perícia Oficial Criminal

29 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Peritos são responsáveis por analisar os locais de crimes e coletar vestígios.

Em comemoração ao Dia do Perito Criminal, celebrado no dia 4 de dezembro, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec) promove junto ao Sindicato dos Peritos Criminalísticos, uma semana de atividades em Porto Velho, com destaque para o lançamento do Protocolo de Feminicídio da Perícia Oficial criminal.

O dia 4 de dezembro homenageia os peritos oficiais que executam a perícia criminal, atividade técnico-científica prevista no Código de Processo Penal, de suma importância para a investigação criminal e para a justiça. A Semana da Perícia Oficial Criminal começa neste domingo (1) com a Caminhada da “Ciência a favor da Justiça”, com concentração no espaço alternativo às 16h.

A programação continua na terça-feira (3), com uma palestra motivacional para os peritos. E, na quarta-feira (4), no auditório da Funapec (Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia), com o lançamento do Protocolo de Feminicídio da Perícia Oficial Criminal e a premiação do 1° Concurso de Redação “Perícia Criminal”, que reconhecerá o aluno com a melhor redação de cada escola participante.

O encerramento da Semana da Perícia ocorrerá na sexta-feira (6), com a divulgação do Concurso de Frases, realizado em parceria com uma rádio local.

“A Semana em alusão ao dia do perito criminal serve para divulgar e conscientizar a sociedade sobre a importância do trabalho pericial, e a imparcialidade inerente à nossa atividade, que contribuímos para a resolução de crimes”, observou a diretora adjunta, Ana Júlia Frazão Paiva.

O perito oficial criminal é responsável pelo levantamento, análise e interpretação de vestígios nos locais de crime, como manchas de sangue, sêmen, saliva, marcas de pegadas e pneus, impressões digitais, armas e instrumentos utilizados, bem como exames laboratoriais, reconstituição de crimes, exames no corpo da vítima, entre outros.

SAIBA MAIS:

 Politec coleta amostras biológicas em 1,6 mil detentos de Porto Velho; presídios do interior serão visitados em 2020

 Polícia Técnico-Científica de Rondônia participa de Projeto Minerva, em Brasília

 Crimes contra a natureza: Saiba como a Polícia Técnico-Cientifica desvenda crimes em Rondônia

 Polícia Técnico-Científica de Rondônia atua no combate à impunidade com produção de prova pericial criminal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo