Governo de Rondônia
19/04/2024

PERÍCIA CRIMINAL

Politec promove 1ª Exposição de Técnicas Periciais de Rondônia

12 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Durante dois dias, público pode conhecer o trabalho da Polícia Técnica

 

A “1ª Exposição de Técnicas Periciais – Expo Forense” do Estado de Rondônia reúne demonstrações de exames periciais, informática forense, simulação de uma cena de crime e a distribuição da revista infanto-juvenil do “Pequeno Perito”, nesta sexta-feira (9) e sábado (10).

Com o objetivo de demonstrar as seções que compõem o Instituto de Criminalística na Polícia Técnico-Científica, Superintendência subordinada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a equipe de peritos do Estado reforçou a importância na preservação do local de um crime. Segundo o perito Edson Rigoli, as provas encontradas nos locais de crime só podem ser analisadas nas seções de criminalística se o local estiver preservado. “Caso contrário vão vir contaminadas ou não vai ser possível recolher. E através delas que definimos a autoria, que é o mais importante, dentro da elucidação dos crimes”.

Público interagiu com peritos

Os estandes da Expo Forense apresentaram demonstrações de exames laboratoriais, balística forense, documentoscopia, informática forense, identificação veicular, papiloscopia, DNA, toxicologia forense, com explanações do trabalho pericial e apresentação de alguns equipamentos utilizados na perícia criminal de Rondônia.

Com a intenção de promover a interação com o público, o estande de papiloscopia realiza dinâmicas com a coleta de impressão digital, onde o visitante registra sua digital e recebe um certificado de participação no evento. Outro espaço interativo é o painel 3D, com uma cena de crime, para o visitante fotografar com o colete da Politec.

Para o público infantil, um display do “Carlos, o pequeno perito”, foi disponibilizado para as crianças visitantes registrarem fotos. E, estão sendo distribuídos distintivos de “perito mirim” e gibis ilustrados com o personagem da perícia, informando sobre a carreira e preservação dos locais de crimes.

A Expo Forense acontece no Espaço de Eventos, 2º piso do Porto Velho Shopping, de 10h às 22h, nesta sexta-feira e sábado, com entrada gratuita.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Polícia, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo