Governo de Rondônia
25/04/2024

Fórum

Políticas Públicas culturais foram debatidas em Fórum Nacional de secretários e dirigentes em Porto Velho

26 de maio de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_4755Secretários e dirigentes de cultura de 15 Estados do país estiveram presentes na 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de secretários e dirigentes estaduais de cultura, promovida pelo governo do Estado por meio da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) na capital rondoniense, nos dias 24 e 25 de maio no salão Netuno do Aquárius Selva Hotel.

O evento que teve como principal objetivo debater novos rumos para as políticas culturais no país contou também com a presença do secretário executivo e ministro interino do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, e do secretário de Articulação Institucional, João Roberto Peixe, que aproveitaram a oportunidade para explanar sobre as metas prioritárias do MinC para a cultura em 2012.

Ortiz afirmou que mesmo com a agenda apertada, fizeram questão de participar do Fórum, “Estreitar a relação do MinC com os estados e municípios é fundamental para o desenvolvimento de ações conjuntas no plano federativo, além disso estávamos mesmo devendo uma visita à Rondônia”, brincou o ministro interino que na ocasião apresentou os programas prioritários para a cultura: Mais Cultura/Mais Educação, PAC das Cidades Históricas, Rede de Cidadania Cultural, SNC, e Plano Brasil Criativo, definidos pela presidente Dilma Houssef e a ministra da Cultura, Ana de Holanda.

“Ficamos muito felizes em poder receber os gestores estaduais para debater assuntos de grande relevância para todo Brasil. É a primeira vez que recebemos o Ministro da Cultura em Rondônia, isso mostra que estamos ganhando espaço e reconhecimento no cenário nacional o que é muito positivo para os nossos projetos” declarou o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer de Rondônia, Francisco Leilson “Chicão”.

Participaram do Fórum os secretários de cultura do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e São Paulo.

Debates

Entre as pautas do encontro, discussões de trabalho sobre o mapeamento cultural dos Estados, destacaram o que cada Estado já realizou e o que ainda é necessidade. Além disso, a Profª e Drª Eloise Helena da Universidade Federal de Santa Catarina colocou em discussão o programa de apoio aos Estados na formulação dos seus Planos Estaduais de Cultura, que estão sendo desenvolvidos com o apoio do Ministério.

Também foi colocada em questão, a participação dos estados no processo de escolha dos novos membros do Conselho Nacional de Política Cultural e seus colegiados setoriais. Ao final as discussões tiveram como foco o encaminhamento para a elaboração de uma minuta que conterá sugestões para uma política cultural de circulação nacional, que leve em conta as manifestações que não têm visibilidade na grande mídia.

Pontos Turísticos

No segundo e último dia, após a reunião, houve um passeio guiado, pelos principais pontos turísticos da capital. Os gestores visitaram a Casa da Cultura Ivan Marrocos que está com as exposições “Coletiva de Maio” e “Roquette-Pinto – Um brasiliano” em cartaz, a Praça das Três Caixas D’agua e seguiram para a Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré onde embarcaram para um passeio de barco no histórico Rio Madeira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo