Governo de Rondônia
18/04/2024

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Políticas públicas de inovação e competitividade são discutidas durante Meetup.RO, em Porto Velho

21 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governador fez a abertura do evento em Porto Velho

 

O auditório da Faculdade Sapiens ficou lotado no lançamento do Programa de Inovação e Competitividade – MeetUp.RO em Porto Velho, na noite da terça-feira (20). O público se dividiu entre estudantes, empresários, microempresários, entre outras pessoas interessadas em conhecer as novidades sobre inovação tecnológica a serem apresentadas no evento.

Essa é a primeira vez em Rondônia que políticas públicas de inovação e competitividade são discutidas, uma vez que o estado ocupa o último lugar no ranking nacional de inovação e tecnologia. “Confesso que não via um governo tão insistente na inovação e no empreendedorismo. Nós estamos para contribuir com o governo do Estado”, destacou o empresário Augusto Pellucio.

O MeetUp.RO foi idealizado pela Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). No encontro, o titular da pasta, Sérgio Gonçalves, falou sobre os índices de desemprego no país que é de 13%, e sobre a crise econômica enfrentada pelo país. Destacou os desafios do governo do Estado para proporcionar o desenvolvimento econômico em favor da empregabilidade.

Preocupado com essa situação, o superintendente declarou que nas próximas semanas apresentará ao governador Marcos Rocha planos de ações para enfrentamento e desenvolvimento para Rondônia. “A complexidade enfrentada pelos pequenos e médios empresários, na questão da burocracia para se instalarem e colocarem seus produtos no mercado, é muito grande. Temos planos para o enfrentamento de algumas questões que julgamos ser ponto para alavancar o desenvolvimento. Acreditamos que já estamos preparados para começar um novo ciclo positivo”, salientou.

O governador Marcos Rocha parabenizou toda a equipe da Sedi e demais parceiros pela realização do MeetUp.RO e disse que o evento veio para ativar as discussões sobre tecnologia, inovação e competitividade em Rondônia, perante os empresários e jovens empreendedores. “Tecnologia, inovação e competitividade andam juntas. Eu, por ser alguém da área de tecnologia, além de ser militar e professor, sempre sonhei com o desenvolvimento de nosso estado através de projetos tecnológicos”.

 

“Importante destacar que quando se fala em tecnologia, não se trata apenas de sistemas de informação. Tudo que vem para mudar paradigmas da história, que já tem por verdade, é tecnologia”, ponderou o governador.

O governador Marcos Rocha comentou que por Rondônia estar no último lugar no ranking nacional em tecnologia e inovação não é motivo para enterrar os talentos. É preciso considerar como uma oportunidade. “Temos grande oportunidade de sair da última colocação para a primeira. Vamos conseguir, mas precisamos estar unidos. Só assim poderemos conseguir transformar nosso estado e o nosso país, porque somos um pedaço do Brasil. O estado de Rondônia tem aparecido no cenário nacional como local de oportunidades. Está localizado em uma região estratégica para o país, por estar no coração da América Latina. Temos a saída para o Pacífico, a BR 364 e a Transamazônica – BR 319, onde já existe discussões para reativação”, enfatizou.

Governador Marcos Rocha disse que o Estado precisa aproveitar as oportunidades, por estar localizado no coração da América Latina.

Profissionais renomados na área de inovação de todo o Brasil foram convidados para palestrar no MeetUp.RO: João Arthur, diretor técnico na subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; José Henrique Nascimento, líder de Relações Institucionais do Centro de Liderança Publica – CLP; Lucas de Souza Esmeraldino, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina; Agliberto Chagas, diretor de inovação Cinco ponto Cinco; Marcos Sabino, diretor executivo do Sapiens Park Florianópolis, um dos maiores parques de inovação da América Latina;  Edson Pontes, da Tambaqui Valley e Legal Hackers e Guilherme Franco, lider de competitividade do Centro de Liderança Publica – CLP.

Entre os temas abordados no Fórum de inovação, tecnologia e competitividade estão: Ranking de Competitividade dos Estados; Construção de ambientes de inovação; Inovação para o desenvolvimento regional; Competitividade para líderes públicos; Desenvolvimento com inovação e tecnologia.

Na primeira noite do evento, os ministrantes foram Guilherme Franco, do Centro de Liderança Pública (Clp) e Agliberto Chagas da Inova Sorocaba que, apesar de morar em São Paulo, é de Rondônia e faz toda a diferença no setor de inovação e tecnologia fora da terra natal.

O segundo e último dia do MeetUp.RO inicia nesta quarta-feira (21), a partir das 14h, com encerramento previsto para às 22h. O comando das palestras ficará por conta do diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo, João Arthur Reis, do secretário executivo SCPar e Diretor Executivo da Sapiens Park – SC, Marcos Sabino, do Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, do integrante do Centro de Liderança Pública (CIp), José Henrique Nascimento.

Haverá mesas redondas onde o procurador do Estado, Cássio Bruno Castro Souza, e coordenador da Sedi, Thalles Gomes, serão mediadores com a participação de integrantes da Legal Hackers.

Leia mais: 

 Profissionais de inovação de todo o Brasil participarão do fórum Meetup.RO, em Porto Velho

 Fórum de inovação e competitividade deve alavancar os índices de desenvolvimento econômico, emprego e renda em Rondônia

 Governo traça novas ações para colocar Rondônia no mapa da inovação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo