Governo de Rondônia
29/03/2024

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Ordem de serviço para início da construção de polo de saúde é assinada; projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer

15 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

01-B

Maquete criada pelo arquiteto Lorenzo Villar, do DER, para o laboratório que faz parte do projeto de Niemeyer

Um núcleo de excelência na geração de conhecimento e políticas públicas em saúde pública por meio de projetos estruturantes de pesquisas começa se tornar realidade em Rondônia. Na sexta-feira (12), o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, assinou a ordem de serviço para construção do bloco da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no âmbito do Polo de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento e Difusão em Saúde do Estado de Rondônia – Polo de Saúde.

Com área de 2.585,40 metros quadrados, a estrutura faz parte do projeto arquitetônico criado pelo maior representante da arquitetura moderna brasileira, o arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012. O projeto foi desenvolvido exclusivamente para Rondônia e doado ao estado por meio da amizade que o arquiteto mantinha com o cientista e professor doutor, Luiz Hildebrando, ex-diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), que faleceu em 2014.

Para implantação do prédio, localizado na BR-364 sentido Cuiabá, incluindo construção, mobiliário e instalação de sistema de refrigeração, está sendo investido o valor de R$ 7,220 milhões, viabilizados pela Finep sob a coordenação da Sepog. No local serão instaladas as estruturas para o desenvolvimento das pesquisas realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem) e Ipepatro.

Polo Saúde _Assinatura

George Braga assinou a ordem de serviço para início da obra

O empreendimento também representa uma força conjunta entre o governo de Rondônia e as unidades de pesquisa do estado. A Unir, por exemplo, foi responsável pela doação do terreno, onde já foi realizado o trabalho de terraplanagem pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) como contrapartida do estado. A partir de agora, com o recebimento da ordem de serviço, a empresa tem 360 dias corridos para execução da obra.

Para o secretário George Braga, a obra representa um marco histórico na ciência e tecnologia, principalmente por ter sido idealizada pelo professor Hildebrando, um amante da natureza da Amazônia, e levar a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer. “É uma honra para o governador Confúcio Moura ter a chance de assinar em sua gestão um contrato de um projeto que tem como missão salvar vidas”, completou George, ao lembrar também do viés turístico que a estrutura terá no estado.

A assinatura da ordem de serviço foi realizada na Casa Civil, com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Emerson Castro; do representante da empresa vencedora da licitação, Albertino Lameira; a gerente de Procedimento e Métodos da Sepog, Waldeneide Rangel; o presidente da Ordem dos Advogados de Rondônia (OAB), Andrey Cavalcante; e o deputado estadual Jean de Oliveira.

A ordem assinada na sexta-feira é para construção do laboratório, cujo projeto foi desenhado pelo arquiteto do DER, Lorenzo Villar, como parte do projeto arquitetônico de Niemeyer, que é a estrutura maior.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo