INFRAESTRUTURA

Ponte de concreto atenderá diretamente produtores de pelo menos seis municípios na região de Jaru

21 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Odiel Francelino de Almeida é um dos produtores beneficiados com a ponte

O pecuarista Odiel Francelino de Almeida está entre os produtores beneficiados diretamente com a construção de uma ponte de concreto com 121 metros de extensão sobre o rio Jaru, na RO-133 ligando Theobroma ao distrito de Bom Jesus, em Jaru. Morador da Linha 8 nas proximidades do distrito de Bom Jesus, o pecuarista tem negócios nos municípios de Theobroma, Vale do Anari e Machadinho do Oeste.

Hoje, Odiel Almeida pode chegar aos referidos municípios em poucos minutos. Mas antes da ponte construída pelo governo de Rondônia, o produtor rural precisava percorrer cerca de 100 km, ida e volta, por exemplo, numa viagem ao município de Theobroma. Precisava ir a Jaru, transitar pela BR-364 e depois pela RO-464, até chegar a Theobroma. “Essa ponte é um presente para mais de 100 anos. Nossos netos desfrutarão desse benefício”, afirmou o Almeida.

Outro pecuarista que ficou feliz da vida é Altamiro Cassiano. Ele tem propriedades rurais que são separadas pelo rio Jaru. Cassiano disse que poderá tirar leite às 5 horas numa propriedade e às 7 horas na outra, só atravessando a ponte.

A ponte foi inaugurada na manhã do último sábado (19), contando com a presença de centenas de moradores da região. O projeto executado pelo governo de Rondônia por meio do DER recebeu investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, representando o governador Confúcio Moura, destacou que o muro de contenção e o aterro foram realizados pelo DER, por meio da 12º Residência Regional e da usina de asfalto instada na cidade. Neiva afirmou que o governo não mediu esforços para construir essa ponte, e que os servidores do DER foram o diferencial para que esse projeto fosse concluído. Disse foram colocadas cerca de nove mil caçambas de aterro nas cabeceiras da ponte, trabalho executado durante três meses. “Para construir uma ponte dessa é preciso visão empreendedora, e o governador Confúcio Moura enxergou esse potencial na região”, declarou.

O senador Valdir Raupp destacou que a ponte garante a interligação não apenas de municípios e distritos, mas também aproxima as pessoas e assegura a movimentação no comércio.

Para o prefeito de Theobroma, José Lima, o que parecia impossível ser tornou possível por causa do empenho do governo estadual. Ele garantiu que Theobroma está feliz e que os produtores estão satisfeitos. O prefeito de Jaru, Inaldo Pedro, enalteceu o empenho do governo para a execução da obra.  “Havia muitas barreiras. Confúcio poderia investir em outro local, mas o projeto foi  executado em nossa região”, afirmou.

Também participaram do evento o deputado estadual Lazinho da Fetagro, Marcelino Tenório e Adelino Follador; o diretor-adjunto do DER, Luiz Carlos Katatal e o diretor-operacional do Departamento, Marcelo Burgel.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento