29/03/2024

População de Chupinguaia comemora anúncio de 7 km de asfalto

16 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

chupinguaia 1

O governo de Rondônia vai iniciar o asfaltamento de 7 km na área urbana do município de Chupinguaia. A ordem de serviço para realização da obra que interligará a cidade à unidade de produção de alimentos do frigorífico Marfrig, responsável pela geração de 600 empregos diretos, será assinada na manhã de sábado pelo governador Confúcio Moura nas instalações da escola Moacir Carneiro.

E segundo o prefeito Vandelei Palhari, cerca de 400 pessoas deverão participar do ato de assinatura. “Esse asfalto é de suma importância, pois além de outras obras realizadas pelo governo essa contribui diretamente para alavancar o desenvolvimento do município”.

Palhari confirmou ainda que o governador almoçará na cidade, a convite da própria prefeitura, servidores, produtores, comerciantes e outras lideranças locais. “É uma das formas da população demonstrar o seu reconhecimento ao governo”, disse.

O estado é dividido em 52 municípios e segundo o IBGE é a terceira unidade federativa mais populosa da região Norte, com cerca de 1,6 milhão habitantes, superado apenas pelo Pará e Amazonas.

Somente dois de seus municípios possuem acima de 100 mil habitantes, como Porto Velho e Ji-Paraná. Os outros 50 municípios são considerados de médio e pequeno porte, onde o governo além de realizar obras de pavimentação urbana, apoia as prefeituras por meio do programa “Mão Amiga” criado para ajudar as prefeituras na manutenção e recuperação de estradas municipais para escoar a produção agrícola e garantir o transporte escolar.

panoramio

De acordo com o prefeito, o município possui cerca de 10 km de estradas vicinais e é imprescindível esse apoio do governo principalmente para garantir o transporte escolar. Dentre outras escolas da rede estadual de ensino básico, médio e fundamental, se destacam os colégios públicos Chupinguaia, Francisca Martendal, Moacyr Caramello, Ana Paula Marques. As municipais, creche Jovelina Batista de Oliveira e as escolas municipais de ensino Infantil e fundamental Irmãs Juliana e Alini dos Santos Marcos, de ensino infantil e fundamental Novo Plano, municipal de ensino fundamental Santo Antonio e a de ensino Infantil e fundamental Valter José Zanella.

Rondônia, com área geográfica de 237 576,167 km² é a décimo terceiro Estado mais extenso do país. O maior município é a capital, Porto Velho, com mais de 34 mil quilômetros quadrados, onde o governo mantém um convênio com a prefeitura para asfaltar 150 km de ruas até o final de 2014.

O menor município é Teixeirópolis, com 459,9 km², localizado na mesorregião do Leste rondoniense e microrregião de Ji-Paraná. Rondônia faz divisa com os estados de Mato Grosso (Leste), Amazonas (Norte), Acre (Oeste) e ainda fronteira com a  Bolívia, a Oeste e ao Sul.

Primeiro nome

chupinguaia 2

A cidade, criada na década de 1970, com o nome de “Viradouro”, foi transformada em município no ano de 1995, já com o nome de Chupinguaia, cuja inicial da palavra original seria uma alusão à ave da região chamada “Chupin”. Moradores antigos e indígenas, no entanto, garantem que a origem do nome é indígena e significa  “rio de sangue”, alusão aos conflitos pela terra registrados durante o processo de ocupação da região. Os estudos sobre a etimologia do nome ainda não foram concluídos.

A formação da cidade se deu devido à exploração da madeira, abundante no período, principalmente das espécies cerejeiras, mogno, cabreúva e outras, cuja exploração atualmente é proibida por lei, mas que no passado eram exportadas pelas serrarias para São Paulo, Rio de Janeiro e países como Portugal e Espanha.

O município é composto pelos distritos de Guaporé, Boa Esperança, Novo Plano e Corgão, além de figurar entre os 10 maiores arrecadadores do estado em virtude da grande vocação agrícola e expansão da pecuária de corte na região.

Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-chupinguaia.html/panoramio