26/04/2024

CANAIS DA CIDADANIA

População de Ouro Preto do Oeste ganha Parque do Bosque, praça que valoriza o meio ambiente local

23 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Parque do Bosque faz parte do Canais da Cidadania do governo de Rondônia

O Parque do Bosque, inaugurado terça-feira(21), no município de Ouro Preto do Oeste, enche os frequentadores de orgulho. E isto eles fazem questão de declarar. É lá que Neli Machado, cujo pai morreu há três meses, passeia com a filha todos os dias enquanto planeja o futuro com outros 12 irmãos. A obra, que custou cerca de R$ 4 milhões e faz parte do Programa Canais da Cidadania, do governo de Rondônia, é um marco na vida da cidade, que, além do agronegócio, tem forte vocação para o turismo.

Por estas e outras razões, muita gente foi à inauguração num dia comum de trabalho. Crianças, que utilizavam o parque antes que ele fosse entregue oficialmente para uso estavam à vontade. Idosos aproveitaram o aglomerado para rever amigos, pois também circulam diariamente pelo local.

Os empresários Robert Ourives e Fabiano Souza, proprietários da empreiteira que construiu o parque, comemoraram o final da obra. O espaço ganhou, segundo eles, quiosques com bancos, área com brinquedos para crianças, pistas de skate, quadra de futebol soçaite, academias de ginástica tubolar e rústica, três mil metros de pista para caminhada e ciclovia, entre outros aparelhos.

A preocupação ambiental está consolidada com o plantio de quase 500 árvores, inclusive frutíferas. É por conta dos frutos que cotias perderam o medo e saem da floresta ao lado para buscar comida e conviver pacificamente com os frequentadores do ambiente. Os animais são respeitados e inevitavelmente fotografados.

Diana e Neli são frequentadoras do Parque do Bosque

O governador Confúcio Moura, que idealizou o Programa Canais da Cidadania e sugeriu os projetos, registrou em seu discurso que o Parque Bosque tem características únicas em relação a outros parques porque valoriza as pessoas e respeitam o ecossistema existente nas cercanias do canal que passa na divisa com a floresta. Segundo ele, o fato de tantas pessoas já utilizarem o espaço para passear, fortalecer amizades e cuidar da saúde já justifica a iniciativa.

Confúcio não poupou elogios aos trabalhadores do Departamento de Estradas, Rodagens e Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), que fiscalizaram a construção e atuam nos municípios e ajudam as prefeituras com trabalhos diversos.  Sobre o prefeito Alex Testoni, disse que, além de parceiro do governo estadual, é exemplo como administrador e, por isto, mesmo, está entre os com melhor avaliação no país, conforme pesquisa recente.

MARCO

O prefeito era um dos mais emocionados na solenidade. Disse que, além de fazer o acompanhamento dos trabalhos, soube que sua mãe passou várias vezes em frente ao parque para conferir a beleza da construção. Ele agradeceu ao DER pelo empenho no acompanhamento da obra e disse que o Parque do Bosque ficará registrado como a principal obra de seu mandato, que encerra em 2016.

Veja galeria de fotos

Também estavam presentes o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, deputados estaduais e um federal, Lúcio Mosquini, além de vereadores e prefeitos dos municípios vizinhos, que ajudaram a transformar o evento numa grande festa.

O Parque do Bosque está instalado numa área de 53 mil metros quadrados, no bairro Bela Floresta, numa das regiões mais populosas da sede do município. Há um compromisso dos frequentadores para que seja preservado para durar muito tempo. Diana Lima, que também passeia pelo espaço todas as tardes, acredita que isto vai acontecer e cita que já existem regras que são cumpridas fielmente, como não jogar lixo no chão. “Não pode mesmo. Tem lixeira espalhada por aqui para isto mesmo”, diz com segurança.

O Programa Canais da Cidadania, entre outros benefícios, revitaliza áreas de córregos e igarapés urbanos, oferecendo opções de lazer e  paisagismo.

Saiba mais

População de Buritis ganha praça de 30 mil metros quadrados construída pelo governo do estado

Bairro Nova Brasília, em Ji-Paraná, ganha Parque Paineiras, construído pelo governo

Governo de Rondônia inaugura Parque Açaí e transfere espaço para a prefeitura de Ariquemes