Governo de Rondônia
18/04/2024

ASSISTÊNCIA SOCIAL

População lota escola no último dia da Operação Aciso em Costa Marques

11 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

José Carlos aproveitou para renovar a RG depois de 30 anos

“Essa é uma oportunidade que eu não poderia deixar passar. Há anos não tínhamos ações como esta em nossa região. A última vez que teve a Operação Aciso foi há 30 anos, quando era realizada pelo Exército. Na época eu tirei minha carteira de identidade e agora consegui renovar. É muito difícil obter documentação em nossa região. A carteira de trabalho, por exemplo, só a 110 quilômetros daqui, em São Francisco”, disse o autônomo José Carlos Santos Souza.

Mesmo sendo o último dia das ações da Operação Aciso, o aposentado Procópio Gomes, de 70 anos, compareceu à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Angelina dos Anjos para tirar a segunda via do registro de nascimento. “Eventos do Governo do Estado são sempre muito bem-vindos e tomara que ocorram mais desses para ajudar a comunidade de Costa Marques e dos distritos da região”, comentou.

Moradores e famílias do município e de comunidades da região compareceram ao local em busca de assistência. Desde o dia 4 de novembro a cidade de Costa Marques, a mais de 700 quilômetros de Porto Velho, ficou movimentada com Operação Aciso. Uma ação do Governo do Estado, através da Casa Militar, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Transito (Detran) Secretarias Estaduais de Assistência Social e Desenvolvimento Social (Seas), de Saúde (Sesau), de Educação (Seduc), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

O Poder Executivo contou ainda com o apoio do Exército brasileiro, por meio da 17ª Brigada de Infantaria e Selva e do 6º Batalhão de Infantaria e Selva, da prefeitura de Costa Marques, do Instituto Kaleo, da Casa de Saúde Indígena e de profissionais autônimos do município que atuaram como voluntários em cursos e palestras.

Por uma semana os moradores tiveram acesso a diversos serviços entre eles: consultas médica, psicológica, terapêutica, exames rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial, HIV, hepatite, tuberculose, hanseníase e leishmaniose. A população teve acesso a emissão de carteiras de identidade e trabalho, solicitação de segunda via de certidões de nascimento e casamento, passe livre para idosos e portadores de necessidades especiais e orientações sobre previdência social. Foram realizados ainda cadastros do programa Bolsa Família e vários cursos de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Acompanhado do secretário chefe da Casa Militar, Valdemar Carlos Góes, o governador Marcos Rocha visitou cada sala onde aconteciam os atendimentos à população.

HORTA ORGÂNICA

 

Os alunos tiveram cursos de como fazer uma horta orgânica. Um espaço ocioso na unidade educacional foi reaproveitado com a plantação de hortaliças, que vão ser aproveitadas na merenda escola. Os voluntários ensinaram os estudantes sobre irrigação, manejo para que a horta fique sempre produtiva e o controle de pragas e doenças, utilizando defensivos naturais.

Na oportunidade, os alunos explicaram passo a passo ao governador Marcos Rocha o que aprenderam no curso. Os participantes receberam certificado de participação e conclusão.

Aluna recebeu das mãos do governador o certificado do curso de horta orgânica

MISSÃO CUMPRIDA

“O governador Marcos Rocha é a pessoa responsável pela Operação Aciso. Logo após o incêndio que destruiu parte do comércio da cidade boliviana Buena Vista, fronteira com Costa Marques, o governador repassou a missão à Casa Militar para desenvolver uma ação para amenizar a ocorrência desagradável no município. Missão dada, missão cumprida”, destacou o secretário chefe da Casa Militar durante o evento de encerramento da Operação Aciso, agradecendo a todos os parceiros e voluntários.

“A Casa Militar tem essas missões de prestar assistência com eficiência às comunidades onde as ações são realizadas. Nosso foco estratégico é a racionalização, coordenando de forma eficiente a assistência social. Essa é a segunda Operação Aciso realizada pelo Governo do Estado e não deve parar por aqui”, destacou o governador Marcos Rocha.

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Ainda em Costa Marques, o governador Marcos Rocha, juntamente com o prefeito do município Vagner Miranda, com o deputado estadual Lebrão e o secretário regional da Sepog de São Francisco, Cleiton Souza Xavier, foram conferir os mais de um quilômetros e oitenta metros de asfaltados na cidade de Costa Marques já concluídos e mais um quilometro em fase de execução em São Domingos, distrito de Costa Marques.

A obra está sendo realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Público (DER), em convênio com prefeitura, com recurso no valor de R$ 933.552, 201, emenda parlamentar do deputado estadual Lebrão.

Emissão de documentos foi um dos serviços oferecidos na operação Aciso

“O Poder Executivo não pode ter e fazer tudo. Precisa dos 24 deputados estaduais, que tem os olhares voltados para todas as regiões do Estado. Com o apoio deles, Rondônia vai crescer muito, porque tem muito trabalho para fazer. Em 2020, ao invés de pavimentar, o Governo do Estado vai terceirizar os serviços de pavimentação que é feito pelo Departamento de Estradas e Rodagens. Isso vai fazer com que empresas possam atuar, gerando mão de obra. As equipes de servidores do DER, bem como os maquinários vão ajudar os prefeitos do Estado para que possamos crescer nos três anos que faltam de Governo”, concluiu o governador Marcos Rocha.

Participaram dos eventos, Gisele da Silva Santos, assessora de relacionamentos municipais, representando a Casa Civil, os deputados estaduais Lebrão e Ismael Crispim, dos prefeitos de Costa Marques Vagner Miranda, de São Francisco, Gislaine Lebrinha, de São Miguel, Cornélio Duarte e demais autoridades municipais, civis e militares.

Leia mais:

 Seas e órgãos parceiros discutem projeto de desenvolvimento socioeconômico para as comunidades quilombolas de Costa Marques

 Premiação de turismo movimenta pacata cidade do Vale do Guaporé


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Assistência Social, Cultura, Distritos, Educação, Evento, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo