Governo de Rondônia
25/04/2024

PLANEJAMENTO

População reivindica hospital regional, Samu e mais segurança nas escolas durante realização do PPA em Ji-Paraná

15 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes da sociedade civil organizada discutiram e sugeriram no PPA as áreas em que o dinheiro público deve ser aplicado beneficiando o povo

A coleta de opiniões populares durante realização do Plano Plurianual (PPA) para os exercícios de 2020 a 2023 em Ji-Paraná fortaleceram pontos estratégicos em duas áreas críticas de qualquer administração pública: a saúde e educação. Segurança, agronegócios e meio ambiente foram outras áreas dos 11 eixos apresentados no PPA que tiveram defesas contundentes nas reivindicações.

Os principais pleitos foram a construção de um hospital regional e o reforço da segurança nas escolas públicas. O PPA foi realizado na tarde de sexta-feira (12) na escola estadual Jovem Gonçalves Vilela, obedecendo ao cronograma da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), na realização de eventos programados para coletas de reivindicações em dez cidades.

Dentre as mais variadas sugestões populares nos grupos de discussões na área da saúde, a implantação do hospital regional foi o ápice das discussões. A proposta é que o governo estadual contemple a cidade com uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outra hospitalar para tratamentos de alta complexidade. Incluiu-se na proposta, a implantação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e neonatal.

Ji-Paraná dispõe apenas de seis leitos de UTI adulto custeado pelo governo por meio de convênio com uma unidade hospitalar privada. Os recém-nascidos que atualmente necessitam de cuidados intensivos precisam ser removidos a outras cidades. Na maior cidade da região central do estado o atendimento médico atinge uma população de aproximadamente 600 mil habitantes de 17 cidades do entorno.

A vereadora Cláudia de Jesus anunciou que a bancada rondoniense em Brasília, por meio de emenda impositiva, já assegurou R$ 20 milhões para a construção do hospital regional em Ji-Paraná, mas que será necessário o apoio do governo estadual em consolidar o projeto que beira os R$ 60 milhões.

Construção do Hospital Regional e implantação do SAMU em Ji-Paraná foram firmemente defendidas no grupo de debate da área da saúde

Na educação, um dos pontos cruciais das discussões foi o retorno da segurança armada nos colégios. Assustados com o massacre ocorrido no mês passado na escola Raul Brasil, em Suzano (SP), e que resultou em 10 mortes e 11 feridos, os participantes do grupo de educação no PPA reascenderam a discussão sobre a necessidade de maior vigilância nas escolas públicas, especialmente as situadas em localidades onde a incidência de violência assusta.

Além da segurança armada, foi pedido também detector de metais nas escolas como medida de maior segurança. A vigilância nas escolas estaduais é feita por sistema de câmera de vídeo. Implementar ações de formação e capacitação profissional também entram na lista da educação.

No eixo da segurança pública, os participantes elencaram várias necessidades estruturais das polícias. Dentre elas, as principais, estão a criação do Corpo de Bombeiros em Presidente Médici; criação de delegacias especializadas em Ji-Paraná, como Patrimônio,  Departamento de Narcóticos (Denarc) e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco); construção de instalações físicas e respectivos aportes financeiros para a Polícia Técnico-Científico (Politec) e Instituto Médico Legal (IML).

Considerada a capital do agronegócio, para Ji-Paraná e região central, foram anotadas várias sugestões de incentivos e implementos para o fortalecimento do setor. A criação de programa de mecanização agrícola, fortalecimento do pescado e ampliação e melhoramento da cadeia produtiva do leite estão entre os pedidos mais relevantes para o setor.

“Entendemos, com base na vivência diária junto ao homem do campo, que é necessário ampliar o programa de melhoramento genético do rebanho e o manejo nutricional para que a produtividade de leite aumente e os custos ao produtor rural diminuam”, explicou Amâncio Esteves Neto.

A recuperação de matas ciliares e preservação e restauração de nascentes foram os pontos altos das discussões no eixo do Meio Ambiente. “As matas ciliares estão cada vez mais degradadas e as nascentes inexistindo. Precisamos imediatamente de um planejamento específico para que as próximas gerações não fiquem sem água”, pontuou o gestor ambiental Gilson Prates.

Programas para restauração de mata ciliar e de nascentes estão entre os pontos reivindicados no meio ambiente

O PPA é o instrumento de planejamento que aponta as diretrizes e metas do governo para serem realizadas no período de quatro anos. Este foi o momento de a população manifestar e apelar por melhorias em todas as áreas do serviço público estadual visando a aplicação do recurso público. “Fizemos nossa parte, que foi promover o chamamento público e convidar a sociedade para participar do PPA”, destacou na abertura da solenidade, o secretário regional de governo, Everton Esteves.

O encontro com técnicos do governo e representantes da sociedade civil organizada dos municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá e Teixeirópolis, serviu para nortear as ações que o governo estadual deve implementar até o ano de 2023 em todas as pastas administrativas.

 

Leia mais:

 Audiência Pública do PPA realizada em Cacoal cria um importante canal de diálogo entre a sociedade e a administração pública

 Plano Plurianual do Estado foi debatido com a população do município de São Francisco do Guaporé


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Ecologia, Economia, Educação, Esporte, Evento, Governo, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Meio Ambiente, Piscicultura, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo