Governo de Rondônia
20/04/2024

E-ESTADO

População vai poder consultar informações do patrimônio de Rondônia via QR Code, servidores são treinados para uso do sistema

27 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores de quase 40 órgãos ligados ao poder executivo do Governo de Rondônia participam da capacitação do uso do sistema e-Estado (módulo de Patrimônio) para cadastro dos bens móveis de Rondônia. A capacitação é realizada pela Superintendência do Estado para Resultados (EpR) e pretende alcançar todos servidores que trabalham diretamente com a gestão patrimonial nas unidades do Executivo.

O treinamento impacta diretamente na rotina dos servidores que trabalham nos setores de patrimônio, por isso a EpR pretende oferecer treinamento para o uso do sistema, assim como da base normativa que fundamenta a regra de negócio do software. As ações tiveram início na semana passada e nessa quarta-feira (27), a partir das 14h, novas turmas fazem o treinamento e, assim, o curso tem sequência nas semanas seguintes, até que o número suficiente de servidores seja capacitado, para possibilitar a implantação efetiva do e-Estado.

Novos tombamentos de patrimônio vão ter QR Code

Para melhor compreensão do funcionamento da ferramenta, assim como para facilitar a implantação, é necessário aprofundamento nos fundamentos da gestão patrimonial, base legal (Decreto 24.041/2019), além de apresentar o sistema para uso. “O servidor que vai alimentar o sistema deve saber como fazer uma transferência e a doação de bens”, nos fala Deison Zanatto. Segundo Deison, o curso começa com teoria, Lei, práticas no sistema, cadastro de bens e transferência.

Com essa nova roupagem do módulo de patrimônio, toda população vai poder consultar a vida útil do bem, qual é aquele objeto, quanto ele vale e se ele está bom ou depreciado, pois as novas placas de tombamentos vão ter QR Code.

De acordo com o superintendente da EpR, Coronel Delner Freire, com o e-Patrimônio, o Estado torna pública todas as informações e contribui para transparência do Executivo. “O servidor público vai ver os bens, consultar, editar, cadastrar, fazer uma transferência para fora da unidade ou dentro, aprender a fazer termo de cautela, de guarda, tudo dentro do sistema. Se o governador pedir relatório dos bens do Estado, o e-Patrimônio vai gerar. Assim como cada secretaria vai poder gerar relatório como os bens e valor daquele órgão”.

Servidores participam do curso do e-Estado para implantar bens

Os responsáveis pelo patrimônio de cada secretaria realizam cadastro em outro sistema, mas, agora, passam a alimentar informações no e-Estado. A iniciativa da EpR, em ter um módulo de patrimônio dentro de um único sistema, possibilita que Rondônia tenha o valor exato de bens patrimoniais do Governo.

Outra novidade é o novo modelo de tombamento, que terão código único como se fossem CPF. Antigamente, as secretarias usavam números reservados para cada órgãos.

Hudyson Barbosa, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), da EpR, fala que, “os órgãos tinham números reservados, por exemplo, de 100 a 200 era reservado para um órgão, e assim para os demais. Em cima do número, ficava o nome da pasta. Agora, com esse novo padrão, vai ser somente com o ‘Governo de Rondônia’”, fala.

Com o novo padrão e novo formato, somente os tombamentos para os órgãos da administração indireta  terão nome próprio.

Saiba mais:

Inteligência de negócio aplicada no SEI pode trazer resultados de produtividade e ajudar na tomada decisão

Rondônia inova com criação de Sistema Unificado de Serviço de Inspeção Estadual

Secretarias passam a integrar o portal de atendimento de tecnologia de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo