Governo de Rondônia
29/03/2024

Semana do Meio Ambiente

Porto de Porto Velho intensifica ações sustentáveis na Semana do Meio Ambiente

11 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da EMEF São Pedro participam de plantio de mudas no Porto de Porto Velho

 

As ações promotoras dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da agenda Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, foram intensificadas no Porto de Porto Velho durante a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) e Hermasa Navegações da Amazônia S/A. Na na sexta-feira (8), houve o encerramento da programação com a palestra sobre Fome Zero e Agricultura Responsável, do programa Mesa Brasil do Sesc com a participação de alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro.

Para a analista socioambiental da Hermasa, Siloneide Vieira, a programação serviu para intensificar todas as boas práticas que o porto público em conjunto com o que a Hermasa já desenvolve. “A sustentabilidade é mais do que uma inspiração, é uma questão de ver as transformações através dessas ações”, afirmou.

É importante destacar que a empresa Hermasa é certificada na ISO 1401 e o porto possui o sistema de gestão ambiental e essa integração de esforços facilita no desenvolvimento das boas práticas que estão alinhadas aos ODS, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. “Cada dia da semana foi priorizado um ODS, através das abordagens nas palestras e isso serviu para intensificar tudo aquilo que já é desenvolvido dentro do porto não apenas na semana do meio ambiente, mas é uma questão de trabalhar a gestão de boa governança e, assim, fazer acontecer as transformações, frisou a analista.

Durante a palestra, a nutricionista do programa, Valécia Miranda, falou sobre a atuação do Mesa Brasil no estado de Rondônia. “Trabalhamos a segurança alimentar e nutricional no combate ao desperdício do alimento através do reaproveitamento integral e total desse alimento, conscientizando a população principalmente os supermercados, os distribuidores e os agricultores, sobre o valor nutricional dos produtos que são jogados fora”.

Segundo a palestrante, aplicando as técnicas de aproveitamento de alimentos, nos produtos que geralmente são descartados ao lixo, estaremos de forma satisfatória, contribuindo para alimentar aquela população menos favorecida socialmente e dando um suporte nutricional adequado para que ela tenha uma qualidade de vida bem melhor.

Na sequência, os alunos realizaram o plantio de mudas de arvores nativas. A professora Ducilene Pereira, que acompanhou a ação, considera a oportunidade enriquecedora. “Só o fato deles participarem de uma atividade extraclasse já é um grande aprendizado e desperta uma percepção dos cuidados com o meio ambiente”, destacou.

O presidente da Soph, Leudo Buriti, encerrou a programação afirmando que as ações sustentáveis estão presentes no cotidiano da empresa.  “Trabalhamos com responsabilidade priorizando o que preceituam as dimensões da sustentabilidade, com ações contínuas de educação ambiental no poligonal portuário e com a comunidade do entorno”.

Leia mais:

 Semana do Meio Ambiente atende premissa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Porto de Porto Velho

 Embaixador peruano e comitiva visitam Porto de Porto Velho e visualizam grandes negócios


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônia Nascimento e Rafaela Schuindt
Fotos: Daiane Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo