Governo de Rondônia
25/04/2024

MEIO AMBIENTE

Porto Público de Porto Velho lança agenda ambiental que garante o desenvolvimento sustentável nas ações portuárias

03 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A administração portuária lançou na manhã desta sexta-feira (3), como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Agenda Ambiental Institucional do Porto de Porto Velho. O documento é um instrumento de planejamento da gestão ambiental, que vai nortear as ações portuárias e garantir o desenvolvimento sustentável das atividades e promover a responsabilidade socioambiental no poligonal portuário e entorno.

Bióloga da Soph, Camila Bonicenha Avancine, lançou a Agenda ambiental no Porto com uma palestra

Bióloga da Soph, Camila Bonicenha Avancine, lançou a Agenda ambiental no Porto com uma palestra

O lançamento ocorreu no auditório da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) para os colaboradores da empresa que diretamente serão beneficiados com práticas sustentáveis integrantes da agenda.

O ponta pé inicial das ações da Agenda Ambiental Institucional ocorreu com uma palestra da bióloga da Soph, Camila Bonicenha Avancine, que falou sobre a importância do documento para a redução dos impactos no meio físico com ações estratégicas a serem adotadas pela administração portuária.

Segundo a bióloga, a Agenda Ambiental Institucional reforça a integração da gestão de meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador, e atua de maneira planejada nestas áreas. “Para consolidar o compromisso do porto de Porto Velho, e aliar crescimento econômico, respeito ao meio ambiente e bem-estar da comunidade e de seus colaboradores, é preciso planejar ações como esta”, reforçou.

O diretor presidente da Soph, Leudo Buriti, destacou a necessidade de incorporar instrumentos que possam influenciar positivamente na redução dos impactos e ampliação dos resultados sociais e ambientais. “Estamos investindo em mecanismos de qualidade e proteção ambiental. O nosso compromisso é executar os planos já elaborados, tendo como foco os aspectos econômico, social e ambiental, o tripé da sustentabilidade nas tomadas de decisão”.

Jucilene Gadelha do Amaral, funcionária do porto há 30 anos

Jucilene Gadelha do Amaral, funcionária do porto há 30 anos

De acordo com o presidente, a agenda é um instrumento interno da organização portuária com planejamento de ações locais a longo prazo para o porto realizar em conformidade com a agenda ambiental portuária federal, e será renovada a cada dois anos.

O estudo previu oito medidas. Entre elas, estão: Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Promoção da Qualidade de Vida, Programa de Redução do Consumo de Energia Elétrica, Programa de Redução do Consumo de Água, Programa de Monitoramento Ambiental – Água do Rio Madeira, Sistema Integrado de Informações Ambientais, Programa de Capacitação nas Áreas Ambientais e Segurança e Saúde do Trabalho e Execução dos Planos de Emergência do Porto.

Aliado a essa questão, cada colaborador do porto recebeu, no final da palestra, um squeeze para uso diário a fim de que seja reduzido o consumo de copos descartáveis na empresa, e minimizar os impactos ao ambiente.

Jucilene Gadelha do Amaral, funcionária da empresa há mais de 30 anos, elogiou a iniciativa. “A edição da Agenda Ambiental Institucional veio em boa hora, pois contribui com o desenvolvimento sustentável do porto. É a primeira vez que as questões ambientais ocorrem de forma ordenadas e com o incentivo da diretoria e participação dos funcionários”, disse.

Para encerrar o dia alusivo ao meio ambiente, os colaboradores do porto fizeram o plantio de mudas das árvores ipê, açaí e lanterneira da Amazônia como forma de incentivar o reflorestamento no entorno da área da administração.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo