Governo de Rondônia
Sábado, 15 de maio de 2021

Vida

Porto Velho e Vilhena realizam campanha de doação de sangue neste sábado

12 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 

O doador de sangue pode salvar até quatro vidas!Nesse período de fim de ano, quando muitas pessoas estão de férias, viajam e celebram festas; há uma queda no número de doadores de sangue.  Atrelando se ainda um período de alerta para toda sociedade por ser alto o índice de acidentes dessa época, é necessário chamar a atenção sobre a importância da doação de sangue.

Aqui em Rondônia não é diferente, o número de doadores tem sido abaixo do ideal. A Fhemeron, instituição responsável em atender a demanda transfusional de todo Estado, preocupada em melhorar o estoque de sangue promove parcerias com diversas instituições. Neste sábado (13), serão realizadas campanhas de doação de sangue em dois hemocentros do Estado no município de Porto Velho e Vilhena.

Em Porto Velho, a campanha será realizada em parceria com a Associação dos  Praças e Familiares da Polícia e Bombeiros do Estado de Rondônia (ASSFAPOM), realizada nas dependências da Fhemeron, no horário das 8h às 12h, e aberta para toda população. O hemocentro na capital fica localizado ao lado do Hospital de Base. Mais informações pelo telefone (69)3216-2234.

Essa mobilização da ASSFAPOM faz parte da campanha solidária de natal, que abrangem várias ações como doação de roupas, alimentos e brinquedos para crianças, voltadas para população do distrito de Cujubim Grande, que foi atingido pelas cheias do Rio Madeira. Quem quiser colaborar com a Associação, pode participar entregando material no endereço da Associação, que fica situada na Rua José Camacho, 2222 – Bairro São João Bosco. Mais informações no site da instituição www.assfapom.com.

No município de Vilhena, o hemocentro promove campanha de doação de sangue com a Igreja Metodista. A coleta será realizada na ONG Sombra e Água Fresca, no horário das 8h às 13h. A organização fica situada na Rua Elizeu Fiúza, s/n – Bairro: Industrial, próximo à Escola Estadual Machado de Assis. Mais informações com o hemocentro de Vilhena pelo telefone (69)3322-2400.

A Fhemeron lembra que o doador de sangue, está salvando várias vidas. O sangue doado passa por um sistema de fracionamento, em que separa os componentes do sangue (hemácias, plasma, plaquetas e outros), e o paciente recebe transfusão sanguínea do componente que a equipe médica recomenda.

Para doar sangue, a pessoa precisa estar com boa saúde. Ter idade entre 16 a 69 anos. Menores de idade precisam de autorização formal dos pais ou responsável legal. Ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior à doação. Entre outros requisitos que são questionados no momento da triagem clínica.

A Fhemeron é uma rede composta pelo hemocentro coordenador em Porto Velho, e com 06 (seis) Unidades de Coleta e Transfusão no interior do Estado: Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sofia Lampert
Fotos: Sofia Lampert
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Evento, Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe