23/04/2024

CAFEICULTURA

Porto Velho terá concurso municipal de qualidade do café

14 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Os preparativos para o concurso municipal de qualidade do café de Porto Velho começaram a ser discutidos nessa segunda-feira (13), no gabinete da presidência da Emater-RO. O objetivo é identificar e premiar produtores de café da capital e incentiva-los a investir em tecnologias que promovam a melhoria da qualidade da cultura na região. Os vencedores deverão ser premiados durante a 2ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (Portoagro).

Organização do concurso foi discutida em reunião na Emater-RO nessa segunda-feira

Porto Velho, que até pouco tempo tinha o fortalecimento da agricultura familiar como um desafio, desponta hoje com grandes perspectivas de desenvolvimento no setor agropecuário. O incentivo à cultura cafeeira tem sido uma dos caminhos trilhados pelo município que, em parceria com a Emater-RO e outros órgãos afins tem buscado um cultivar de café mais resistente e produtivo.

Durante a reunião realizada nessa segunda-feira, o presidente da Emater-RO, Francisco Mendes de Sá Barreto Coutinho, acompanhado do vice-presidente Márcio André Milani e do diretor técnico e de planejamento, José de Arimateia da Silva, recebeu o secretário adjunto municipal de Agricultura de Porto Velho, Licério Correa Magalhães; e o responsável pelo programa de qualidade do café na capital, Rodrigo Ribeiro, para discutir a parceria da Emater-RO na realização do concurso municipal de qualidade do café.

A participação da Emater-RO nesse processo é considerada  imprescindível porque é através de seus técnicos que o agricultor recebe orientação e tecnologia para a melhoria não só da cultura cafeeira, mas da propriedade como um todo.

O governo de Rondônia, em uma ação conjunta entre a Seagri, Emater-RO, Idaron, Embrapa e Câmara Setorial do Café, lançou recentemente o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora, em nível estadual, cujo regulamento pode ser encontrado na página da Emater-RO.

“Para o concurso municipal as regras serão as mesmas”, disse Janderson Dalazen, gerente técnico da Emater-RO.

Os representantes da Emater-RO e da Semagric também discutiram as ações para a realização da 2ª Portoagro, prevista para a primeira semana de agosto, quando os vencedores do concurso municipal de qualidade do café deverão receber seus prêmios.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Wania Ressutti