CIDADANIA

Posto de Identificação é inaugurado em Vale do Anari

02 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Orgulhosas, as gêmeas foram as primeiras a fazerem os documentos

A partir da próxima semana a população do município de Vale do Anari, a cerca de 330 quilômetros da capital rondoniense, já pode contar com o Posto de Identificação do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) de Rondônia. A inauguração aconteceu na tarde desta quinta-feira (1), sob a chancela do governador Daniel Pereira.

Um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a prefeitura municipal da cidade, que disponibilizou um prédio à Rua 23 de Agosto, no Centro, onde também funciona o atendimento da Justiça Rápida. Para a aquisição dos equipamentos, o deputado estadual Adelino Follador destinou emenda no valor de R$ 12 mil.

“É um processo coletivo, onde todos os envolvidos pensaram em como fazer para melhorar o atendimento à população. Há um ano e 10 meses, nós tínhamos apenas 27 postos como esse espalhados pelo estado. Nós dobramos a quantidade e hoje, com as novas instalações e ampliações e municípios com maior demanda, já são 54 postos, sendo este o 46º município a ser beneficiado”, disse o governador.

As gêmeas Maria Eduarda e Maria Gabrielly Borges foram as primeiras a fazerem os seus Registros Gerais (RGs) ou carteiras de identidade. Empolgadas para fazer o documento, as meninas contaram que profissões querem ter quando crescerem. Eduarda quer ser delegada de Polícia Civil e Gabrielly quer ser perita criminal.

Júlio Kasper, diretor geral do IICC, destacou a necessidade de levar o serviço ao município, facilitando a vida dos moradores, que antes tinham que se deslocar até Machadinho D’Oeste ou Jaru para dar entrada no pedido do documento. “A entrega é em 60 dias, mas não há mais o desgaste de tempo no deslocamento para realizar o pedido”. A primeira via do RG é gratuita.

Duas servidoras da prefeitura foram designadas para o atendimento, passando duas semanas de treinamento. Responsável pelo novo posto, Flávia Amélia Mateus lembra que os documentos necessários para fazer a primeira via da Identidade são a certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), duas fotos 3×4, o CPF, e o comprovante de residência.

Já para a segunda via, que é paga, o cidadão deve apresentar ainda um boletim de ocorrência de furto ou roubo, ou perda em fenômenos como incêndios e inundações, para ter a isenção da taxa de R$ 97,81. Os idosos acima de 60 anos também tem direito a não pagar o documento.

“Uma dica importante que muitos não sabem é que, quem não tem a certidão de nascimento pode ir em qualquer cartório da cidade em que estiver morando e pedir a certidão materializada, sem haver mais necessidade de ir até a cidade de origem para obter a segunda via da certidão”, completa a servidora.

Daniel Pereira acrescenta que muitos serviços no IICC foram melhorados com a aquisição de materiais reagentes e equipamentos que deram mais agilidade ao trabalho dos datiloscopista, e solucionando crimes em até 3 horas após o fato. “Aumentamos a oferta e diminuímos o tempo do resultado. Outras melhorias nós também conseguimos implementar para os municípios, inclusive estive aqui em Vale do Anari há poucos dias inaugurando também um posto da Junta Comercial, o que gera eficiência ao atendimento dos empreendedores de todo o setor comercial da cidade. Quando começamos havia apenas 11 Juntas no estado, depois que assumi já temos 52 instalações funcionando para melhor atender ao povo de Rondônia”, concluiu.