CIDADANIA

Posto do Instituto de Identificação de Vale do Anari será inaugurado amanhã, 1º

31 de outubro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O município de Vale do Anari receberá um posto do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), nesta quinta-feira, dia 01 de novembro, este será o 54° posto a ser instalado no Estado, depois de firmado um termo de cooperação técnica entre o Governo de Rondônia e os municípios, visando a ampliação dos serviços.

Júlio Kaspen, diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), explica a ampliação dos postos saltou de 26 para 54, num período de dois anos e sete meses. Os atendimentos, que estavam disponíveis em 26 municípios, agora podem ser encontrados em 46 municípios de Rondônia. Nos Institutos de Identificação, os moradores podem fazer cadastro para emissão de Carteira de Identidade, que é entregue em média entre dois a três meses para o cidadão.

Municípios são parceiros na criação de postos de identificação

O diretor destaca os atendimentos, que deixaram de ser realizados em estruturas de polícia e agora são oferecidos em órgãos das prefeituras. “As prefeituras indicam os locais onde serão realizados os atendimentos e disponibiliza servidores. O Estado oferece os treinamentos e acompanhamento dos serviços”, explica.

As verbas para a compra dos equipamentos são em geral, oriundas de emenda parlamentar. A do município do Vale do Anari foi destinada pelo deputado estadual Adelino Follador, ao custo de R$ 12 mil. “Me sinto grato e satisfeito, como gestor, com a ampliação dos serviços prestados e com a união de todos envolvidos, pois contemplam a finalidade do serviço público”, destaca Júlio Kaspen.

Atualmente servidores de Nova Brasilândia, Nova União e Rio Crespo recebem capacitação para a futura instalação de IICC nessas localidades. Após a inauguração do posto de Vale do Anari será a vez dos municípios Alvorada do Oeste e União Bandeirantes. “Até o final do ano a previsão é de instalação de postos nos 52 municípios do Estado”, afirma Júlio. “Sinto-me feliz ao inaugurar um Instituto de Identificação onde não tinha porque há moradores que saiam de linhas, sítios, comunidades distantes, em busca de atendimento. Era dispendioso e sacrificante para muitos, que em alguns casos precisavam caminhar até 100 km em busca de atendimento. Conseguir chegar ao cidadão, com um serviço que parece ser tão simples, mas que tem tanto valor na vida do cidadão gera o sentimento é de dever cumprido”.

O diretor destacou o empenho dos servidores envolvidos, de deputados estaduais e do governador do Estado, Daniel Pereira. “Nosso governador ligou para todas as prefeituras dos municípios para convidar e sensibilizar os prefeitos para aderir a esse projeto de cidadania”.

Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Daiana Mendonça