CIDADANIA

Postos para emissão de identidade são entregues nesta segunda-feira à população de Cerejeiras, Corumbiara e Cabixi

03 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Mais três postos de identificação para emissão de carteiras de identidade serão entregues nesta segunda-feira (3) pelo governo de Rondônia à população dos municípios de Cerejeiras, Corumbiara e Cabixi numa parceria com as prefeituras mediante termo de cooperação.

Nesta segunda-feira o gover

Nesta segunda-feira o vice-governador Daniel Pereira inaugura mais três postos

Os postos serão inaugurados com a presença do vice-governador Daniel Pereira, do diretor-geral do Instituto de Identificação Civil e Criminal Engrácia da Costa (IICC), Júlio André Kasper e respectivos prefeitos. Para a quarta-feira (5) está prevista a inauguração de postos de identificação nos municípios de Novo Horizonte e Urupá. Servidores da prefeitura de São Felipe do Oeste recebem treinamento para atuar em posto que será instalado.

Segundo o vice-governador, a parceria com as prefeituras está possibilitando ampliar o atendimento ao cidadão que precisa requerer a carteira de identidade. “A parceria com as prefeituras está levando mais cidadania, e atendimento mais humanizado”, disse na sexta-feira (31), quando o prefeito Hildon Chaves aderiu à proposta ao assinar o termo de cooperação técnica para instalar em Porto Velho oito postos de identificação.

Os postos de identificação na capital serão instalados nas zonas Sul, Norte e Leste e distritos de Jacy-Paraná, Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e União Bandeirantes. O Instituto de Identificação capacitará 16 funcionárias da prefeitura para fazer o cadastramento das pessoas, coletar a digital e providenciar o envio das informações para imprimir o documento.

O diretor-geral do Instituto de Identificação, Júlio Kasper, disse que a parceria significa, antes de tudo, cidadania. “É uma conjugação de esforços, e o principal objetivo é ampliar o atendimento, levando esse serviço a lugares onde não existem postos de identificação, e melhorando os existentes”, disse.

Hoje centralizado no TudoAqui, na capital, o serviço de emissão de identidade passará a ser descentralizado em pouco tempo.

Antes realizado nas delegacias, o cadastramento passa a ser feito em uma estrutura mais adequada, e segundo Júlio Kasper há mais agilidade na emissão da carteira de identidade. As prefeituras se responsabilizam pelo envio dos malotes, à capital, para finalizar o documento. O Instituto de Identificação, vinculado à Polícia Civil, trabalha para que a confecção da identidade seja feita nos próprios municípios, possibilitando sua emissão em até 24 horas.

Monte Negro foi o primeiro município a assinar o termo de cooperação técnica, em meados do ano passado. Além dele, já estão em funcionamento postos instalados em Costa Marques, Campo Novo de Rondônia, Ji-Paraná, Colorado do Oeste, Candeias do Jamari, Ariquemes, Primavera de Rondônia e Guajará-Mirim. Antes, a população de Monte Negro, Primavera e Campo Novo de Rondônia tinha que se deslocar para outras cidades. Ji-Paraná já dispõe de três locais para atendimento, e o tempo de entrega do documento reduziu de 120 dias para 60.

“Aproximadamente cinco mil pessoas já foram atendidas sem ter de se deslocar para outro município ou ter a necessidade de procurar uma delegacia”, afirmou Júlio Kasper.

Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino