Governo de Rondônia
17/04/2024

CIDADANIA

Postos para emissão de identidade são entregues nesta sexta em Pimenteiras e Chupinguaia

21 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Mais dois postos de identificação para emissão de carteira de identidade serão entregues nesta sexta-feira, 22, pelo governo de Rondônia, à população dos municípios de Pimenteiras, a 800 quilômetros da capital, e Chupinguaia, a pouco mais de 600 quilômetros.  Os postos estão sendo instalados com o  termo de cooperação firmado pela Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação Civil e Criminal Engrácia da Costa Francisco, e prefeituras.

O posto de Pimenteiras está instalado na sede da Secretaria de Assistência Social do município, e o de Chupinguaia no prédio da prefeitura.  Os eventos ocorrem, respectivamente, às 10h 14h, com presença do vice-governador Daniel Pereira e diretor do Instituto de Identificação Júlio Kasper.

A iniciativa de levar cidadania por meio da emissão de carteira de identidade  com o objetivo de se atingir todos os 52 municípios de Rondônia começou em maio de 2016. “Antes, o cadastramento de pessoas que procuravam o serviço era feito apenas nos municípios que possuíam postos de identificação dentro das delegacias de polícia.  Isso levava as pessoas que residiam em localidades onde não havia delegacia a deslocar de seus municípios para receber atendimento, gerando transtornos e prejuízos ao cidadão”, diz Júlio Kasper.

Com a inauguração de mais estes dois postos de identificação, chega a 42 o número de municípios que passam a contar com o serviço de cadastramento para emissão da carteira de identidade, o que antes ocorria em apenas 28 cidades.

“Queremos atingir 100% dos municípios de Rondônia com a oferta do serviço, um direito básico, que garante cidadania. A instalação dos postos em parceria com prefeituras não apenas facilita a vida das pessoas, como também promove economia para o estado, liberando profissionais da Polícia Civil que antes realizavam o atendimento e cadastramento, para suas atividades técnico-cientificas, como a realização de perícias papiloscópicas no local de crimes”, afirma o vice-governador Daniel Pereira.

Do total de 42 locais em que o serviço de cadastramento existe, em 27 o atendimento está sendo possível devido aos termos de cooperação firmados. Destes, catorze são em localidades que antes não faziam o cadastramento: Alto Paraíso, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Chupinguaia, Corumbiara, Cujubim, Monte Negro, Novo Horizonte do Oeste, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste e Vale do Paraíso.

Além disso, em três localidades os postos de identificação foram ampliados (Ariquemes, Ji-Paraná e Porto Velho) a fim de descentralizar o atendimento, e facilitar o acesso do cidadão ao serviço. Na capital, faltam ser instalados dois postos, o que deve ocorrer no começo de 2018.

Pelo termo de cooperação, a prefeitura cede espaço e funcionários para fazer o cadastramento, e o governo de Rondonia promove treinamento e instala equipamentos necessários.

Leia mais:

 Posto de identificação para emitir identidade é instalado na zona leste de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Cursos, Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo