Governo de Rondônia
Terça, 20 de agosto de 2019

COMÉRCIO EXTERNO

Potencial de Rondônia para o comércio internacional será destaque das comitivas na Rondônia Rural Show

22 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A partir de hoje (22) o público da Rondônia Rural Show poderá participar de palestras com representantes de 10 países que vieram mostrar as oportunidades de negócios internacionais para o agronegócio local. As palestras ocorrerão no Espaço do Conhecimento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi).

As comitivas trazem palestrantes dos Estados Unidos, Peru, Israel, Bolívia, China, Egito, Namíbia, Chile, Itália e AfroChamber. O objetivo principal da é mostrar que há potencialidades a serem exploradas pelo produtor rural de Rondônia em todo o mundo.

O presidente da AfroChamber, Rui Mucaje, destacou que há mudanças ocorrendo tanto no Brasil quanto na África, e que isso abre espaço para parcerias comerciais além da tradicional carne e do leite, expandindo nas áreas de grãos, soja, milho e café, além da mineração.

Ricardo Latkani sendo recepcionado pelas servidoras Alisangela Lima e Rosangela Silva.

Ricardo Latkani, representante da Walvis Bay Corridor Group, argumenta que há problemas acontecendo na África Austral, tanto na parte oeste, que está enfrentando uma seca muito grande, quanto na parte leste, que sofre com o excesso de chuva e tufões que destruíram lavouras e até mesmo casas. Ricardo defende que Rondônia invista no milho branco, um grande potencial de exportação para países como a Namíbia e África do Sul, já que é a base de alimentação de 300 milhões de habitantes que consomem 300 gramas diárias dessa variação do milho.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, está no estado para estreitar as relações comerciais. Tang é um conhecido defensor de que o Brasil reúne mais condições do que a própria China para ser o maior “tigre” de exportações do mundo, se tornando uma “superpotência econômica”.

Já o conselheiro comercial do Egito, Mohamed Elkhatib, destacou que é a primeira vez que o país participa da Rondônia Rural Show e espera fazer muitos negócios. O Egito tem a participação de 6,53% na exportação e importação rondoniense, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A partir de hoje (22) eles vão compartilhar seu conhecimento e suas ideias no Espaço Empresarial Internacional, uma oportunidade única de entender e estreitar laços comerciais com o mundo.

Confira a programação das palestras dos países convidados:

Dia 22 – Quarta-feira

14h – Palestra China com Charles Tang, Presidente Binacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC).

14h45 – Palestra Israel com André Occestaein, Diretor na Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Israel.

15h30 – Palestra Estados Unidos, com Peter Pizzino, que falará sobre a plataforma online de negócios Blackchain.

16h15 – Palestra Egito, com Mohamed Elktatib, que falará sobre o acordo de livre comércio do Egito no Mercosul.

Dia 23 – Quinta-feira

10h30 – Palestra Peru, com Antonio Castillo, Conselheiro Econômico do Escritório Comercial do Perú Brasil.

15h30 – Palestra Chile, com Rodrigo Campos, Diretor da Câmara de Comércio do Chile.

16h30 – Palestra África, com Ricardo Latkani, Consultor do Walvis Bay Corridor Group Brasil e Vice-Presidente da Afrochamber.

Dia 24 – Sexta-feira

14h30 – Palestra Afrochamber, com Rui Mucaje, Presidente da Câmara de Comércio da África.

Além dessas palestras, haverá outras sobre inovação tecnológica e comércio durante todos os dias da feira.

 

Leia mais:

 Sedi lançará na Rondônia Rural Show estudo de oportunidades de negócios e palestras para aumentar presença do Estado no mercado exterior

 Rondônia participa de feira de alimentos que reúne principais negócios e representantes do ramo de supermercados do mundo

 Governador Marcos Rocha afirma que desenvolver comércio faz parte das estratégias para aquecer a economia de Rondônia


Fonte
Texto: Devanil Júnior
Fotos: Devanil Júnior e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Evento, Indústria, Infraestrutura, Rondônia, Rondônia Rural Show, Tecnologia


Compartilhe