AGRONEGÓCIO

Potencialidades de Rondônia chamam atenção na 28ª Show Rural Coopavel, no Paraná

02 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O auditório do Centro Tecnológico Coopavel ficou lotado na manhã dessa segunda-feira (1) com a palestra do governado de Rondônia, Confúcio Moura, sobre o potencial produtivo e oportunidades de investimentos em Rondônia para empresários, expositores e produtores, durante a 28ª Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

Confúcio falou sobre as potencialidades em palestra numa das maiores feiras do agronegócio do País, em Cascavel

Confúcio falou sobre as potencialidades de Rondônia em palestra numa das maiores feiras do agronegócio do País

Confúcio caminhou pelo evento com o diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; e o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno. Conheceu de perto alguns experimentos, novidades em relação à semente de milho e soja, ao lado da comitiva de produtores e líderes políticos de Rondônia.

Durante a apresentação, o governador destacou a produtividade do setor agropecuário, os incentivos fiscais para investimentos das empresas, linhas de créditos disponíveis nos bancos e sobre o desempenho positivo do estado com as contas publicas. “O estado ajustou as contas e teve superávit, somos um dos únicos quatro estados brasileiros com as contas no azul”, afirmou.

Disse ainda que foi à Show Rural Coopavel para ver o que a agricultura brasileira tem feito para salvar o Brasil. “Inovação, tecnologia e produtividade. Esse esforço de crescimento é feito nas cooperativas. Os empreendedores fazem o lado bonito no Brasil”.

Segundo o diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o cooperativismo é muito importante para o desenvolvimento do estado. “As cooperativas no Paraná são responsáveis por 56% de todo o agronegócio paranaense e todas as cooperativas foram criadas e desenvolvidas pelos empreendedores agricultores do Paraná. Como esse processo deu certo, nós queremos continuar com essa sinergia com o estado de Rondônia”, disse.

Para o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, a proximidade do município com Rondônia é muito grande, pois em cada cidade que se visita tem um cascavelense morando. “Isso tudo aumenta as possibilidades de relacionamento comercial e cultural. Há várias oportunidades de intercâmbio de mão de obra e possibilidades de instalações de empresas de Cascavel com filiais em um dos estados que mais crescem no Brasil”, enfatizou o prefeito.

“Estamos buscando um intercâmbio de tecnologias, inovações e investimentos para o aumento da produtividade na cadeia produtiva do Estado de Rondônia, sem distinção. Aqui, encontramos tudo que a indústria tem de melhor para levar aos nossos produtores”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani.

De Rondônia integraram a comitiva: os deputados estaduais Airton Gurgacz, Alex Redano e Luizinho Goebel, além do secretário de Agricultura Evandro Padovani; o diretor-presidente da Emater-RO, Luiz Gomes Furtado; o superintendente de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), Basílio Leandro de Oliveira; empresários e representantes de segmentos do agronegócio de Rondônia, como OCB, Faepar, Acrecid, Fecomércio, Portoagro, Sebrae e Faperon.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Cultura, Economia, Empresas, Evento, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Sociedade