Governo de Rondônia
23/04/2024

EDUCAÇÃO INDÍGENA

Teste de aulas por satélite nas aldeias começa por Guajará-Mirim

15 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

reunião do vc com as aldeias indigenas ( (2)

Lideranças reivindicam e conhecem planos do governo

Representantes de povos indígenas de Rondônia e assessores do governo estadual definiram em reunião nesta quinta-feira (15), no Palácio Presidente Vargas, uma parceria em busca de soluções para os problemas enfrentados nas aldeias.

Lideranças também apresentaram reivindicações para atendimento a curto, médio e longo prazos. Em resposta à solicitação do funcionamento do ensino de nível médio nas aldeias, a gerente de Educação da Seduc, Angélica Ayres,informou  que há escassez de professores habilitados para atuar em escolas indígenas. No entanto, afirmou que existe projeto da Seduc, aprovado no Conselho Estadual de Educação, para que as aulas sejam ministradas via satélite.

De imediato, segundo ela, a Seduc vai adotar um conteúdo premiado em nível internacional,  o chamado Ensino Médio com Mediação Tecnológica, que foi testado com sucesso em outros estados brasileiros.

As aldeias receberão modernas antenas e demais equipamentos tecnológicos necessários.  Terão ainda monitores especializados para fazer o acompanhamento do que for ensinado na transmissão. O teste deste sistema, conforme Angélica, será feito nos próximos dias em aldeias de Guajará-Mirim.

O secretário adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, disse que o governador Confúcio Moura fortalecerá políticas voltadas aos povos indígenas. Por isso, segundo ele, o encontro, desta quinta-feira é importante para colher as reais necessidades das aldeias.  O vice-governador , Daniel Pereira, listou as principais reivindicações dos líderes indígenas, frisando que todas as questões serão analisadas para criar uma agenda regular de atendimento dos pleitos.

Entre as principais solicitações estão melhorias de estradas,  apoio para construção de moradias, parceria para desenvolvimento das atividades agrícolas sustentáveis, piscicultura, realização de congresso, fortalecimento da cultura indígena e participação de técnicos do governo na elaboração de projetos.

O governo também garantiu que enviará técnicos para o encontro sobre proteção de terras indígenas, que ocorre de 20 a 23 deste mês, em Cacoal.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Decom
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo